Com o foco em alinhar ações de políticas públicas acerca da piscicultura no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participou na manhã desta quinta-feira, 27, de uma reunião com os membros do Grupo Técnico da Câmara Setorial da Piscicultura, na sede da Agência, em Palmas.
Dentre os principais pontos discutidos na reunião estão a ampliação do quadro de profissionais habilitados a prestar assistência técnica em piscicultura no Estado; a capacitação de técnicos para assistência técnica, incluindo a elaboração de projetos de viabilidade econômica; a capacitação dos produtores por meio de cursos, como: Cooperativismo, Aproveitamento de resíduos, Treinamento de Gerenciamento Básico, Legislação Ambiental, Educação Ambiental, dentre outros.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA), Elias Mendes, a finalidade do grupo técnico é definir ações de políticas públicas voltadas à atividade da piscicultura no Estado para propiciar algumas adequações importantes, dessa forma, alavancando o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva de pescados de forma sustentável e responsável.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, reforça a importância de tais ações. “A piscicultura é uma área em desenvolvimento no nosso Estado e com potencial para crescer ainda mais. Atualmente, contamos com mais de mil estabelecimentos aquícolas cadastrados pela Adapec e a nossa meta é cadastrar muito mais”, pontua.
Participantes
Além da Adapec, no grupo técnico desta reunião estiveram presentes os representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dentre outros órgãos ligados à piscicultura no Estado.
Geral Natal tem sol forte e calor de até 40°C no Rio de Janeiro
Geral Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada
Geral Rio inicia credenciamento de ambulantes para o carnaval de rua 2026
Geral Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
Geral Mulheres veem no Natal a data para deixar a saudade e unir a família
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Chuva