Para combater a pesca ilegal durante o período de defeso, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu nessa segunda-feira, 29, mais uma etapa daOperação Piracema 2023/2024. Iniciada na quinta-feira, 25, a ação resultou na apreensão de 1,8 mil metros de redes de emalhar, além do resgate de um exemplar da fauna silvestre da espécie Pecari tacaju, conhecido popularmente como caititu. O animal foi entregue pela equipe de fiscalização ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).
Coordenada pelo fiscal ambiental Antoniel Gouveia, a equipe de fiscalização do Polo de Araguaína atuou nos rios Tocantins, Sono, Araguaia e seus afluentes, abrangendo os municípios de Rio Sono, Pedro Afonso, Couto Magalhães, Juarina, Pau D'Arco e o distrito de Garimpinho.
A operação, realizada tanto em ambiente terrestre quanto aquático, teve como objetivo principal coibir a pesca predatória e o transporte ilegal de pescado. "Para combater a pesca irregular e proteger a fauna aquática, essas ações são realizadas em todo o território tocantinense durante o período da Piracema, conforme previsto na Portaria nº 155/2023", informou o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.
O gerente reforçou que a iniciativa reafirma o compromisso do Naturatins na proteção dos ecossistemas aquáticos e na promoção da sustentabilidade, contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental.
Geral Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado
Tocantins Unitins convoca aprovados no vestibular para os cursos do TO Graduado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho entregam nova ponte JK, símbolo de integração entre Tocantins e Maranhão
Geral Governo autoriza nomeação de 249 servidores na PF e MCTI
Portos e Aeroportos Portos do Sul atingem 108,4 milhões de toneladas movimentadas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova estrutura do posto fiscal de Aguiarnópolis e homenageia vítimas do desabamento da Ponte JK Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas