A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmaram Acordo de Cooperação Técnica com o propósito de estabelecer intercâmbio de informações e desenvolver estratégia de atuação conjunta entre entes públicos para a fiscalização de instrumentos de cronotacógrafos instalados em veículos automotores de transporte de passageiros e de cargas.
A assinatura do documento aconteceu nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, entre os representantes das pastas – Jerônimo Júnior, presidente da AEM e Willian Gonzaga dos Santos, presidente do Detran.
O documento é fruto de longa discussão entre as duas pastas, visando principalmente trazer mais segurança ao trânsito e possibilitar que motoristas infratores sejam autuados. O objeto do acordo trata sobre cronotacógrafos - equipamento é um instrumento de medir que armazena dados relacionados ao registro histórico de todos os limites de velocidade, distâncias percorridas, tempo de movimento e parada do veículo para descanso dos motoristas em um diagrama de papel ou fita, que deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias.
Com o Acordo de Cooperação, os técnicos da Agência de Metrologia e do Detran poderão acessar os bancos de dados e endereços atualizados para formalizar a notificação processual e encaminhar com mais agilidade o auto de infração, coibindo assim o trânsito do veículo sem o cronotacógrafo. Para tanto, os servidores de ambas as pastas trataram as informações de forma sigilosa, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O presidente da AEM, Jerônimo Júnior, destaca que a “parceria entre as instituições públicas beneficiará principalmente a população, coibindo que perpetue a infrações relacionadas ao cronotacógrafo e, consequentemente, proporcionando um trânsito mais seguro seja para o transporte de pessoas ou de cargas”, destaca o gestor da pasta.
Cronotacógrafo visa a segurança em primeiro lugar
Ao longo dos anos, o cronotacófrago vem se tornando cada vez mais um equipamento de extrema importância, especialmente no que se refere à segurança nas vias públicas e nas rodovias.
“O tacógrafo é um instrumento que ajuda especialmente a coibir os excessos de velocidade e com isso os possíveis acidentes de trânsito, haja vista que registra dados relevantes do veículo, que atestam, também, o comportamento do motorista, identificando se ele trabalha ou não de acordo com a legislação de trânsito e trabalhista. Isso reflete também em mais segurança para pais e responsáveis que contratam o transporte escolar”, aponta o presidente da AEM.
Geral Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado
Tocantins Unitins convoca aprovados no vestibular para os cursos do TO Graduado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho entregam nova ponte JK, símbolo de integração entre Tocantins e Maranhão
Geral Governo autoriza nomeação de 249 servidores na PF e MCTI
Portos e Aeroportos Portos do Sul atingem 108,4 milhões de toneladas movimentadas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova estrutura do posto fiscal de Aguiarnópolis e homenageia vítimas do desabamento da Ponte JK Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuva