Quinta, 18 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
31°

Tempo limpo

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate eventual revisão de marco temporal na demarcação de terras

Wilson Dias/ABr Marco temporal foi aplicado no caso Raposa Terra do Sol A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rura...

28/04/2023 10h50
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Marco temporal foi aplicado no caso Raposa Terra do Sol - (Foto: Wilson Dias/ABr)
Marco temporal foi aplicado no caso Raposa Terra do Sol - (Foto: Wilson Dias/ABr)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate na quinta-feira (4) os desdobramentos de uma eventual revisão do marco temporal para a definição da ocupação tradicional da terra por indígenas. Recurso em análise do Supremo Tribunal Federal (STF) discute se a data da promulgação da Constituição Federal deve ser adotada como marco para a demarcação em todos os casos.

O deputado Coronel Assis (União-MT), que solicitou o debate, explica que a presidente STF, ministra Rosa Weber, afirmou que irá colocar o processo em pauta na sua gestão, mas que ainda estuda uma data para que o tema seja analisado pelo colegiado.

Continua após a publicidade

"O marco temporal foi um entendimento manifestado pelo Supremo Tribunal Federal no caso Raposa Serra do Sol. Segundo essa tese, só poderia reivindicar direito sobre uma terra o povo indígena que já a estivesse ocupando no momento da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988", lembra o parlamentar.

Foram convidados, entre outros, além de diversos ministros de Estado:
- o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior; e
- o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Vilmondes Sebastião Tomain.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 6.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.