Segunda, 22 de Dezembro de 2025
(63)99208-1634
27°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins lança Chamada Pública para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos

Objetivo é identificar beneficiários fornecedores e consumidores de gêneros alimentícios da agricultura familiar dentro do Programa de Aquisição de...

15/02/2024 13h11
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Tocantins em promover a segurança alimentar e a promoção da inclusão produtiva no Estado - Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
Iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Tocantins em promover a segurança alimentar e a promoção da inclusão produtiva no Estado - Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), anunciou no dia, 8 de fevereiro, a publicação da Chamada Pública nº 01/2024, voltada para o levantamento de beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea. Essa ação, realizada com dispensa de licitação, está em conformidade com o artigo 5º do Decreto nº 10.880, de 02 de dezembro de 2021.

A Chamada Pública, conduzida pelo Regimento Interno aprovado pelo Decreto nº 10.643, de 11 de julho de 1994, alinhado com a Lei Nº 12.512, de 14 de outubro de 2011, combinado com o artigo 4º do Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2012 e o Termo de Adesão nº 01034/2022 firmado entre o Governo do Tocantins e o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo identificar beneficiários fornecedores e consumidores de gêneros alimentícios da agricultura familiar dentro do Programa de Aquisição de Alimentos.

Continua após a publicidade

Segundo as condições de habilitação estabelecidas, os beneficiários fornecedores englobam agricultores familiares, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais.

De acordo com o gerente de Aquisição de Alimentos, Odair José Moura de Araújo, “a prioridade de acesso é estabelecida com base em critérios como inscrição no CadÚnico [Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal], pertencimento a grupos étnicos específicos, gênero, entre outros".

O gerente explicou ainda que, “as unidades receptoras, definidas como organizações formalmente constituídas que recebem os alimentos e os fornecem a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, devem atender a critérios específicos, incluindo a oferta de serviços socioassistenciais, de alimentação e nutrição financiados pelo Poder Público, além de possuírem acompanhamento por conselhos municipais ou estaduais”, detalhou Odair.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, observou a importância da iniciativa do Governo do Tocantins e destacou a novidade do CadÚnico no programa, e a importância das mulheres nesse processo.

“Para os agricultores a novidade é a apresentação do CadÚnico no momento do cadastro. De acordo com a Portaria nº 153, de 11 de dezembro de 2023, publicada no DOU [Diário Oficial da União] nº 235, de terça-feira, 12 de dezembro de 2023, 60% dos agricultores devem possuir o CADÚnico e 50% dos agricultores devem ser mulheres”, explicou o presidente.

O gestor reforçou o convite aos produtores interessados e ressaltou que “com o apoio do Governo Federal e o Governo do Tocantins é possível desenvolver a segurança alimentar em nosso Estado, dessa forma convido todos os interessados a se envolverem no processo", finalizou.

Cadastro

O cadastramento para participação no Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra com Doação Simultânea durante o exercício de 2024 deve ser realizado até o dia 29 de março de 2024. Tanto os beneficiários fornecedores quanto as entidades receptoras devem buscar as Unidades Locais ou Regionais do Ruraltins ou efetuar o cadastro diretamente no site da instituição.

É importante ressaltar que o cadastramento prévio não implica em obrigatoriedade de aquisição dos gêneros alimentícios, estando sujeito à aprovação das propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Para mais informações sobre o cadastramento e os critérios de participação, os interessados podem acessar o portal do Ruraltins (http://ruraltins.to.gov.br/) e consultar o edital completo da Chamada Pública nº 01/2024.

Essa iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Tocantins em promover a segurança alimentar e o desenvolvimento da agricultura familiar, e contribuir para a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão produtiva no Estado.

Recursos

O Governo Federal disponibilizou R$ 3 milhões para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o Tocantins no ano de 2024, somados com o valor de R$ 1,3 milhões que já havia sido disponibilizado no ano anterior, terá um montante de 4,3 milhões para este ano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.