Com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas escolares públicas e privadas, a Polícia Militar (PM) deflagrou de forma estratégica a operaçãoVolta às Aulas,realizada entre janeiro e fevereiro de 2024, por todo o território tocantinense. Com resultados positivos e sensação de segurança ampliada, a operação também contou com atividades educativas no âmbito escolar.
Balanço das Atividades
Durante a operação, foram realizadas mais de 500 visitas preventivas em escolas públicas e privadas do Tocantins, além do patrulhamento ordinário, com atenção especial aos horários de entrada e saída dos estudantes, com o intuito de combater atividades criminosas nas proximidades das escolas. Apenas uma ocorrência foi registrada em ambiente escolar em todo o estado.
Cerca de 100 palestras educativas foram realizadas pela Polícia Militar durante a operação, voltadas para os estudantes, as quais traziam temas desde a conscientização acerca do uso de álcool e drogas à prevenção de crimes. Neste último tema, foram realizadas também consultorias direcionadas aos educadores escolares. Tais consultorias consistem em análises pormenorizadas do ambiente interno e externo, fluxo de pessoas e até mesmo fragilidades físicas, a fim de que sejam realizados os trabalhos de correção.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destaca a importância da presença da Polícia Militar no âmbito escolar. “Esta Operação nos proporciona estar mais próximo da comunidade, além de perceber que por meio do nosso policiamento, palestras e consultorias, podemos garantir não só uma sensação maior de segurança, como também uma conscientização para as crianças e adolescentes”, finalizou.
Além da OperaçãoVolta às Aulascom enfoque no retorno da comunidade escolar ao ambiente, a Polícia Militar também realiza a OperaçãoEscola Segura, que acompanha todo o ano letivo, com ações voltadas para a segurança e prevenção no âmbito escolar de forma estratégica.
Geral Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado
Tocantins Unitins convoca aprovados no vestibular para os cursos do TO Graduado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho entregam nova ponte JK, símbolo de integração entre Tocantins e Maranhão
Geral Governo autoriza nomeação de 249 servidores na PF e MCTI
Portos e Aeroportos Portos do Sul atingem 108,4 milhões de toneladas movimentadas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova estrutura do posto fiscal de Aguiarnópolis e homenageia vítimas do desabamento da Ponte JK Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuva