Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi
Dando continuidade à formação da educação com foco nas habilidades socioemocionais, realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o palestrante e empreendedor social, Ricardo Ribeirinha, da Empresa Recriar Vida, conversou com os alunos da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, na manhã desta quinta-feira, 11.
Durante o bate-papo, Ribeirinha contou um pouco da sua história de vida, os desafios enfrentados como o abandono materno e o reencontro com o amor ao ser adotado. O empreendedor social, enfatizou que para haver uma sociedade forte, as pessoas precisam estar felizes.
Ribeirinha destacou que fortalecimento emocional é uma política do Ministério da Educação, que todos os grandes países estão entendendo que é preciso cuidar do emocional das pessoas. “É importante ter os serviços públicos funcionando bem, mas as pessoas precisam estar bem emocionalmente, estarem felizes”, comentou.
O palestrante expôs que é comprovado que o conteúdo escolar só é absorvido quando existem ferramentas emocionais aliadas à Pedagogia, isso promove sentimento de pertencimento e cria-se laços. “Muitas crianças que chegam às escolas estão destruídas emocionalmente, por situações diversas e isso prejudica o processo socioemocional, por este motivo é preciso trazer essa temática para dentro da escola”, defendeu.
O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, ressaltou a importância do cuidado com as emoções das crianças, que trabalhar essa temática dentro da escola, promoverá adultos com menos problemas no futuro.
A diretora da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, Glades Regino de Lima, ressaltou que a palestra traz um tema importante a ser discutido com os alunos, debater com eles a importância de se conhecerem, conhecerem suas emoções e aprender a equilibrá-las. “Somos dotados de emoções boas e também, às vezes, ruins e todas elas trazem consequências. O que está acontecendo aqui é um momento muito rico, que está trazendo a eles um tema importante que vai orientá-los a viver melhor, entendendo suas emoções, entendendo o próximo e assim viver melhor em coletividade”, disse.
O aluno do 7º ano, Matheus José da Silva, aprovou a palestra, afirmando que a história de vida do palestrante o impactou e os conhecimentos compartilhados o fez repensar sobre o cuidado que deve ter consigo. “Todos nós precisamos aprender a lidar com nossas emoções, entende-las e equilibrá-las”, disse.
A formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação inclui palestras, workshop, dinâmicas, oficinas, recursos pedagógicos, grupos de trabalho específicos para cada profissional da escola e o suporte de especialistas que percorrerão as escolas do município, oferecendo orientações sobre o fortalecimento emocional.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva