Quarta, 11 de Dezembro de 2024
(63)99208-1634
26°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Política Ação Parlamentar

Vereador propõe projeto para educar jovens sobre os riscos do mundo digital em Palmas

A proposta foi formalizada no plenário da Casa de Leis e tem como objetivo preparar os jovens para os desafios e perigos do ambiente online.

07/12/2024 19h34
Por: Redação Fonte: Assessoria de comunicação do vereador Major Negreiros
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O vereador Major Negreiros apresentou à Câmara Municipal de Palmas o Projeto de Lei , que busca inserir na grade curricular das escolas da rede municipal conceitos fundamentais sobre os riscos do mundo digital. A proposta foi formalizada no plenário da Casa de Leis  e tem como objetivo preparar os jovens para os desafios e perigos do ambiente online.

De acordo com o projeto, os alunos aprenderão noções sobre crimes cibernéticos, superexposição, fake news, e reputação online – incluindo o impacto que essa reputação pode ter na busca por emprego ou vagas acadêmicas. Os temas serão integrados às disciplinas já existentes, respeitando a estrutura pedagógica de cada instituição.

Continua após a publicidade

Na justificativa, Major Negreiros destacou que, apesar do grande avanço na inclusão digital, ainda falta preparo para lidar com as complexidades do ambiente virtual. "Quando os pais alertam para os perigos da internet, são ouvidos? E se essa informação viesse do professor?", questiona o parlamentar, reforçando a necessidade de debater o tema em sala de aula.

O vereador argumenta que discutir os riscos do mundo digital é essencial para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos, aptos a utilizar a internet de forma segura e responsável. Ele também cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que permite a inclusão de temas transversais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como justificativa jurídica para a proposta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.