O uso irracional de medicamentos é hábito comum da população, porém pode causar muitos males. O dia 5 de maio é o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre os riscos da automedicação e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) chama atenção da sociedade para o uso consciente dos medicamentos.
Conforme dados doSistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox),uma das maiores causas de intoxicações no Brasil é o uso inadequado ou abusivo de medicamentos. A ingestão de substâncias de forma inadequada também pode causar reações como dependência e até a morte.
A coordenadora da farmácia e almoxarifado do Hospital Geral de Palmas (HGP), Juliana Coelho Barbosa, alerta que “medicamento é coisa séria, e uso racional é imprescindível para evitar diversos riscos à sua saúde como intoxicação, interações com outros medicamentos, agravamento de uma doença, dependência e até a morte”.
A servidora completa que “sempre que tiver dúvida consulte o farmacêutico, ele vai esclarecer para que você tenha um tratamento eficiente e seguro. A conscientização e a prevenção são os melhores remédios”, destaca.
Uso racional
Caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou equipe de saúde; Use medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada; Descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos; Não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou profissional de saúde.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva