O Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) recebeu, na terça-feira, 28, a unidade móvel da Hemorrede Tocantins para ampliar os estoques de sangue destinados às cirurgias e emergências em todo o Estado. A coleta reuniu 30 doadores, que contribuíram para a manutenção dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com a doação de 20 bolsas.
A iniciativa acontece regularmente em Paraíso, com coleta na primeira terça-feira do mês, na Feira Coberta, e na terceira terça-feira no HRPT. A próxima campanha no hospital está prevista para 18 de fevereiro, consolidando a estratégia de facilitar o acesso à doação de sangue na região.
O sangue coletado é essencial para cirurgias eletivas, atendimentos de emergência e tratamentos diversos. Cada bolsa, com até 470 ml, pode salvar até quatro vidas e segundo o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, “o engajamento da comunidade é determinante. Conscientizar a população sobre a importância da doação é essencial para manter o SUS funcionando. Esse gesto de solidariedade salva vidas todos os dias".
Rebeca Coelho, doou pela primeira vez e destacou a experiência: "saber que minha doação pode ajudar tantas pessoas é emocionante. Pretendo participar sempre!".
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário: apresentar documento oficial com foto; estar com boa saúde; ter peso acima de 50 kg; ter entre 16 e 69 anos (com consentimento dos responsáveis para menores) e estar bem alimentado no ato da doação.
Saúde Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos
Saúde Cartilha une saberes de terreiros e prevenção do câncer em negras
Saúde Vigitel: 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram mamografia
Tocantins CPF passa a ser identificador principal do Cartão SUS e amplia segurança no atendimento
Tocantins No Dia Mundial do Câncer, SES/TO reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado humanizado
Tocantins SES/TO promove Dia da Beleza no Hospital Regional de Porto Nacional para pacientes internados Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva