Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Nesta sexta-feira, 31, mais uma etapa da caravana “Eletrônico não é Lixo” foi realizada com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto de equipamentos e resíduos eletrônicos. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a ONG Programando o Futuro, o CRC Palmas e a Fundação Banco do Brasil.
Dessa vez, a ONG esteve na cidade para recolher os resíduos eletrônicos que foram coletados pela Prefeitura nos meses de dezembro e janeiro. Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Diego Rocha, foram arrecadados 779,50 kg de material eletrônico, incluindo máquinas de lavar, micro-ondas, telefones, ventiladores, entre outros aparelhos.
Diego Rocha destacou a importância da conscientização da população sobre o descarte adequado desse tipo de resíduo, evitando que materiais altamente poluentes sejam despejados no meio ambiente, causando contaminação do solo e do lençol freático. “Caso as pessoas tenham dúvidas sobre como descartar corretamente seus resíduos eletrônicos, podem procurar a Diretoria de Meio Ambiente, que estará disponível para orientar”, reforçou.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson Souza, também enfatizou a relevância da iniciativa. “A conscientização sobre a destinação correta desses materiais é essencial para garantir um futuro mais sustentável. A população precisa estar engajada e saber que o descarte inadequado pode gerar danos ambientais irreversíveis”, afirmou.
Caravana
Gurupi recebeu a Caravana em novembro. A equipe, com um ônibus interativo, orientou sobre o projeto e nos dias em que ficou na cidade a comunidade pôde realizar a entrega dos equipamentos.
Além de promover o descarte consciente, a Caravana do Lixo Eletrônico também tem impacto direto em programas sociais e iniciativas de inclusão digital. Parte dos equipamentos coletados será recondicionada e direcionada a projetos da ONG Programando o Futuro, que realiza ações de capacitação em tecnologia e inclusão digital em comunidades de baixa renda. Com isso, materiais que seriam descartados acabam se transformando em instrumentos de aprendizado, apoiando a formação de novos profissionais e incentivando o empreendedorismo.
Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas