Quinta, 18 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
27°

Tempo nublado

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Fiscalização avalia problemas na transposição do rio São Francisco

Ministério da Integração Nacional Canal da transposição do rio S. Francisco, no sertão nordestino A Comissão de Fiscalização Financeira e Control...

04/05/2023 17h35
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Canal da transposição do rio S. Francisco, no sertão nordestino - (Foto: Ministério da Integração Nacional)
Canal da transposição do rio S. Francisco, no sertão nordestino - (Foto: Ministério da Integração Nacional)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira (9) sobre "a gestão e manutenção relacionados à transposição do rio São Francisco". O debate será realizado no plenário 9, às 10 horas.

O deputado André Fernandes (PL-CE), que pediu o debate, lembrou que o projeto de integração do rio São Francisco é "a maior obra de infraestrutura hídrica do país, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, e beneficia cerca de 390 municípios e 12 milhões de pessoas dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco".

Continua após a publicidade

Segundo o deputado, imagens gravadas no mês de janeiro deste ano denunciam que alguns trechos da transposição foram obstruídos, o que impossibilita a passagem normal da água.

"Curiosamente, a obra de transposição se arrastou durante 13 anos e a sua conclusão trouxe inúmeros benefícios aos nordestinos, inclusive àqueles que
sobrevivem diretamente da agricultura. Depois de tanto empenho, querer obstruir o funcionamento de determinada obra pelo simples fato do governo anterior ter concluído e causar enormes prejuízos à população, é inadmissível", observou o deputado.

Entre os convidados para a audiência está o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto.

Veja mais informações sobre a audiência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.