Após a queda de um avião particular na zona oeste de São Paulo na última sexta-feira (7) e um pouso de emergência no Aeroporto de Sorocaba, no interior paulista, registrado na manhã desta segunda-feira (10), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) anunciou o início de uma força-tarefa para fiscalizar empresas responsáveis pela manutenção de aeronaves, prestação de serviços de táxi aéreo, fabricação de peças e componentes aeronáuticos.
Há previsão de 570 ações de fiscalização, "de caráter orientativo e preventivo", segundo o conselho.
"A operação deve contribuir com o fortalecimento da segurança do setor, já que visa verificar a regularidade das companhias que prestam serviços de manutenção de aviões, com análise de quadro técnico, prestadores de serviços e profissionais envolvidos", diz a nota divulgada pelo conselho.
A força-tarefa, em mais de 80 municípios, deve ocorrer nas próximas duas semanas.
Na última sexta-feira (7), duas pessoas morreram na queda de um avião de pequeno na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, em São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 7h20. A aeronave caiu sobre um ônibus.
O proprietário do avião, o advogado gaúcho Márcio Carpena , e o piloto Gustavo Medeiros morreram no acidente.
O avião, um bimotor de pequeno porte - King Air - prefixo PS-FEM, decolou do Aeroporto Campo de Marte. A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem.
O King Air F90 é fabricado pela Beechcraft, nos Estados Unidos. Tem capacidade para oito pessoas, sendo sete passageiros e o piloto.
A queda da aeronave está sob investigação.
Geral Hoje é Dia: Natal, ecologia e Cristina Buarque são destaques
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos lança campanha de enfrentamento ao feminicídio nos aeroportos brasileiros
Geral Operação Verão nas praias do Rio terá postos de salvamento móveis
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa retoma mais de 100 obras, anuncia benefícios para os servidores e entrega 7 mil cartões AlimenTO Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva