A busca por uma saúde mais humanizada e integrada foi um dos temas discutidos em uma reunião realizada nessa quinta-feira, 4, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A atividade foi promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Coordenação de Humanização da SES-TO, e contou com a participação de representantes da Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS) e Humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Durante o encontro, as equipes discutiram a forma como vem sendo realizado os trabalhos dentro da unidade hospitalar, já pensando nas melhorias a serem levadas para a discussão do Plano Estadual de Saúde do Tocantins e Plano Plurianual (PPA) de 2024-2027.
Para o responsável pela coordenação estadual de humanização da SES-TO, Wendy Delgado, “a reunião é uma forma de compartilhar e discutir a realidade e rumos que precisamos ter para o andamento da saúde estadual nos próximos quatro anos. Essas reuniões também serão ampliadas a outras unidades hospitalares para que assim possamos levar um diálogo único e seguro para oferecer aos pacientes e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense”.
“A reunião de hoje permitiu fortalecermos a discussão da humanização na perspectiva de valorização do trabalhador e a qualificação do atendimento da população usuária do SUS no Tocantins. Entendendo que o Estado de fato é o que assume o papel de entender o trabalhador e a sociedade como objetivo principal de produção da saúde”, relatou o diretor da DRMATS da SES-TO, Robson José da Silva.
“Vejo essa reunião como uma oportunidade para alinharmos em conjunto a construção de ações a serem trabalhadas dentro do HGP, como o planejamento, a nossa identidade e atendimento proporcionado aos pacientes, de modo que a gente tenha uma assistência mais qualificada e humanizada para os nossos usuários no Tocantins”, comentou a coordenadora do setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges.
“Essa discussão que estamos tendo aqui é uma oportunidade para vivenciarmos novamente as boas ações que estamos trabalhando e as melhorias que estamos em busca para dentro do HGP. Um serviço essencial para a evolução que pretendemos como saúde estadual”, relatou o psicólogo do setor de Humanização do HGP, Arthur Dunck.
Plano Plurianual (PPA)
O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo para a execução de políticas públicas. É uma lei de iniciativa do poder Executivo, e estabelece de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e relativas a programas de duração continuada.
Plano Estadual de Saúde
O Plano Estadual de Saúde é instrumento central de planejamento que configura-se como base para a execução, o acompanhamento e a avaliação da gestão do sistema de saúde e contempla todas as áreas da atenção à saúde, a fim de garantir a integralidade da atenção e é elaborado observando os prazos do PPA conforme definido nas Leis Orgânicas dos Entes.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva