O governo do estado do Rio de Janeiro informou, neste sábado (1º), que a polícia efetuou a primeira prisão no carnaval com auxílio do sistema de reconhecimento facial . A prisão foi feita próximo ao Sambódromo, no centro do Rio, na sexta-feira (28).
Segundo o governo, trata-se de um homem foragido da Justiça. Após o envio do alerta, o homem foi localizado por policiais militares do Programa Segurança Presente e conduzido para a 6ª Delegacia de Polícia (DP), na Cidade Nova, na zona central da cidade e, em seguida, para a 19ª DP, na Tijuca, na zona norte.
Contra ele havia, de acordo com o governo, um mandado de prisão em aberto por homicídio.
É a primeira prisão auxiliada por câmeras de reconhecimento facial durante o período de carnaval. O monitoramento está sendo feito na orla da capital fluminense e no Sambódromo durante os dias de carnaval.
As imagens captadas são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) , que fica próximo ao sambódromo.
Desde que o sistema foi implantado, em 2024, de acordo com balanço do governo do estado, foram localizados e presos 489 foragidos da Justiça.
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos lança campanha de enfrentamento ao feminicídio nos aeroportos brasileiros
Geral Operação Verão nas praias do Rio terá postos de salvamento móveis
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa retoma mais de 100 obras, anuncia benefícios para os servidores e entrega 7 mil cartões AlimenTO
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva