A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nessa quinta-feira, 6, mais um encontro, desta vez em Araguaína, em continuidade ao Diálogo Aberto sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O evento reuniu aproximadamente 200 professores na Escola Estadual de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, onde foram discutidas propostas e demandas da categoria para a construção do PCCR da Educação.
O encontro faz parte de uma série de reuniões promovidas pela Seduc nas Superintendências Regionais de Educação (SRE), com o objetivo de abrir espaço para o diálogo e colher contribuições que subsidiem a reformulação do PCCR.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, explicou que essa escuta ativa é essencial para garantir que a reformulação do PCCR atenda as expectativas dos educadores. "Estamos percorrendo todas as regiões do estado para ouvir os professores e construir, juntos, um plano que valorize e fortaleça a carreira do magistério. Sabemos dos desafios, mas também reconhecemos o compromisso e a dedicação de cada profissional. O Diálogo Aberto é um passo fundamental para garantir que as decisões tomadas estejam alinhadas às expectativas da categoria e contribuam para uma educação de qualidade no Tocantins", enfatizou o gestor.
Durante a reunião, os professores puderam expor suas perspectivas e desafios enfrentados no cotidiano escolar. O professor Augusto César, da Escola Estadual Getúlio Vargas, em Ananás, destacou a importância do debate para fortalecer a carreira docente. "No momento em que se abre para o debate, cria-se a oportunidade para que todos participem. É necessário construir essas pontes de comunicação, onde cada professor pode se expressar e contribuir para a criação de um plano mais justo, promovendo o reconhecimento e a união da categoria", afirmou.
A diretora Paula Rodrigues, anfitriã da reunião, ressaltou a importância da iniciativa da Seduc em promover o debate de forma descentralizada. "Com certeza, é muito importante esse momento de discussão, pois nos permite expor as demandas da categoria de perto. A Seduc tem sido assertiva ao levar esse diálogo para as regionais de ensino, garantindo que aqueles que talvez não tivessem oportunidade de contribuir possam participar e apresentar propostas. Estamos aqui em um momento de diálogo respeitoso, e quem ganha com isso é a educação tocantinense", afirmou.
Próximas reuniões
Desde o início das discussões, já foram realizados diálogos na SRE de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi, Pedro Afonso, Palmas, Miracema, Dianópolis e Almas. As próximas reuniões serão realizadas em Colinas, Guaraí, Araguatins e Tocantinópolis.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa retoma mais de 100 obras, anuncia benefícios para os servidores e entrega 7 mil cartões AlimenTO
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado
Geral Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia reajuste de até 70% em gratificação dos professores
Portos e Aeroportos Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical
Portos e Aeroportos Portas de acesso aos Lençóis e à Serra da Capivara, aeroportos do MA e PI receberão R$ 133 em investimentos Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva