Começou nesta segunda-feira, 8, e segue durante toda a semana mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizada no Tocantins pela aAgência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO).
Desta vez, o foco é visita aos estabelecimentos atacadistas e varejistas que fabricam e atuam na venda de produtos de material de construção, em especial os componentes cerâmicos para alvenaria.
A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira aponta que “a ação tem o foco orientativo e no caso de se verificar alguma irregularidade, as empresas terão tempo hábil para solucionar”, pontua a gestora.
Consumidor bem informado evita material de qualidade ruim e com riscos de acidentes
A Agência de Metrologia reforça que o consumidor deve priorizar as compras em estabelecimentos formais e sempre exigir a nota fiscal. Ela é o instrumento de garantia e também de rastreamento para identificação do fabricante.
Na dúvida, o consumidor pode acionar a Ouvidoria do órgão para saber como proceder em caso de material com origem duvidosa.
Para saber mais sobre a lista de produtos certificados pelo Inmetro, acesse:http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp
Geral Natal tem sol forte e calor de até 40°C no Rio de Janeiro
Geral Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada
Geral Rio inicia credenciamento de ambulantes para o carnaval de rua 2026
Geral Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
Geral Mulheres veem no Natal a data para deixar a saudade e unir a família
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Chuva