Segunda, 28 de Abril de 2025
(63)99208-1634
24°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Saúde Tocantins

Governo do Tocantins e município de Palmas alinham ações para imunizar adolescentes não vacinados contra HPV

Objetivo é imunizar 12.056 pessoas com a faixa etária de 15 a 19 anos

18/03/2025 15h07
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES/TO, Diandra Senna, conduziu a reunião - Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins
A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES/TO, Diandra Senna, conduziu a reunião - Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) alinharam nesta terça-feira, 18, ações para imunizar a população com idade entre 15 e 19 anos, não vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV), conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).

A estratégia orientada pelo MS, devido ao acúmulo de não vacinados ao longo dos anos, abrangerá 121 municípios brasileiros. A vacinação passou a ser distribuída no país em 2014 e muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada. Em 2024, verificou-se que 7 milhões de jovens brasileiros não foram vacinados contra o HPV, na faixa etária entre 15 a 19 anos.

Continua após a publicidade

Inicialmente, somente o município de Palmas foi elencado pelo Ministério da Saúde como prioritário para a ação de resgate de não vacinados contra o HPV no Tocantins. A expectativa é que sejam vacinados 12.056 adolescentes, durante os meses de abril, maio e junho deste ano. Posteriormente, a ação também será ampliada para atender os demais municípios do estado.

"O nosso objetivo é ofertar a vacinação para 90% dos jovens, que possuam entre 15 e 19 anos, e que tenham perdido a oportunidade de se vacinar anteriormente contra o HPV. Por isso, estamos orientando e apoiando o município de Palmas, para realizar esse resgate em locais estratégicos como, por exemplo, escolas, instituições de ensino superior, shopping e mídias sociais, para facilitar o alcance de todo esse público alvo”, pontuou a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES/TO, Diandra Senna.

Presente na reunião, o enfermeiro da Central Municipal de Rede de Frios de Palmas (Cemurf/Semus/Palmas), Haroldo Dias Santos, destacou a importância da integração entre o Estado e o município em prol da vacinação. “A gente precisa atingir esse público de não vacinados, a imunização contra o HPV faz com sejam prevenidas doenças no futuro, que poderiam ser evitadas. Hoje[terça-feira,18], todas as dúvidas foram sanadas. No nosso setor, fazemos a programação e a distribuição dessas vacinas para as 34 USFs [Unidades Básicas de Saúde] aqui do município de Palmas, então essa reunião foi muito importante para nós”, enfatizou.

Vacina

A vacina HPV quadrivalente é uma suspensão injetável, fornecida em frasco-ampola de dose única. É fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a medida mais eficaz para se prevenir contra a infecção do HPV, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e que também pode ser transmitida durante o parto, passando da mãe para o bebê.

O objetivo da vacinação é promover a prevenção das intercorrências decorrentes desta infecção, que pode gerar o câncer de colo do útero, da vulva, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. Normalmente, o público-alvo da campanha contra o HVP é composto por meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, e mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea, ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.

Governo do Tocantins e município de Palmas alinham ações para imunizar adolescentes não vacinados contra HPV
Participaram da reunião profissionais que atuam na área de imunização da população palmense - Ananda Santos/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins e município de Palmas alinham ações para imunizar adolescentes não vacinados contra HPV
A estratégia orientada pelo Ministério da Saúde, devido ao acúmulo de não vacinados ao longo dos anos, abrangerá 121 municípios brasileiros - Ananda Santos/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.