Para fortalecer a assistência à população por meio das Ouvidorias, o Governo do Tocantins entregou, na terça-feira, 15, notebooks para as ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega dos equipamentos foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), quando foram distribuídos 40 itens, sendo 17 para os hospitais do estado, 15 para as ouvidorias municipais e oito para a ouvidoria estadual.
Com os objetivos de modernizar e descentralizar os canais de escuta qualificada, a distribuição de equipamentos busca promover a valorização da participação e do controle social no SUS tocantinense. O investimento de mais de R$ 142 mil faz parte do Plano de Ação para Ampliação e Qualificação das Ouvidorias do SUS, como previsto na Resolução CIB/TO nº 280/2024, e tem como base a Portaria GM/MS nº 1.975/2018 e a Resolução CIB nº 316/2018.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “as ouvidorias cumprem um papel estratégico na construção de um SUS cada vez mais responsivo e próximo de quem mais importa que é a população. Esta entrega representa mais do que notebooks, simboliza o compromisso do Governo do Tocantins com a escuta ativa, o diálogo permanente e o fortalecimento da democracia na saúde pública. Investir nas ouvidorias é valorizar a participação social e garantir que as vozes dos usuários sejam ouvidas, respeitadas e transformadas em melhorias reais para o nosso sistema de saúde”.
Para a ouvidora do SUS, Iolanda Maria Batista, é um marco muito importante no processo da ouvidoria. “A Ouvidoria é um canal de descentralização, de mediação entre a população e a gestão do Estado. Por meio da Ouvidoria, a gestão tem o termômetro para saber o que está acontecendo dentro das unidades. Para mim, é muito gratificante saber que estes equipamentos vão fortalecer ainda mais a nossa gestão com a população”, informou.
“O maior beneficiado será o usuário do SUS, pois a nova ferramenta de trabalho resulta em uma melhor prestação de serviço. Nós, da ouvidoria, estamos muito gratos por essa valorização, esse reconhecimento da importância da Ouvidoria como canal de comunicação entre os gestores do SUS e a população tocantinense”, pontuou a ouvidora do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), Justiny Cordeiro.
O evento contou com a presença do secretário-executivo da SES/TO, Luciano Lima, diretores e ouvidores das unidades hospitalares.
Municípios beneficiados
Os municípios que vão receber os equipamentos são: Augustinópolis, Araguaçu, Buriti, Dois Irmãos, Colinas, Cristalândia, Dueré, Dianópolis, Lajeado, Miracema, Nazaré, Pedro Afonso, Peixe, Talismã e Wanderlândia.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva