A segurança é um aspecto fundamental e obrigatório em qualquer viagem. Verificar a regularidade dos meios de transporte, se o guia de turismo e o hotel reservado possuem registro no Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos) ou se o destino tem alguma notificação de deslizamentos, chuvas e alagamentos são itens fundamentais a qualquer experiência turística. Além destas, outras recomendações se tornam cruciais antes e durante a viagem. Para proporcionar a devida orientação ao viajante, a Agência de Notícias do Turismo separou algumas dicas que podem tornar a sua jornada inesquecível.
Primeiramente, ao escolher o seu destino, tenha todas as informações importantes da cidade. Saiba exatamente a localização do hotel, os percursos que você irá realizar e informe-se sobre a cultura e os costumes locais, além de consultar o acesso à internet - fundamental para contatar amigos ou familiares. Leve na mala coisas essenciais, que não pesem demais, e esteja atento à documentação necessária, como a Carteira de Identidade, que precisa estar sempre acessível. Fique de olho na sua bagagem e bens de valor quando estiver em locais públicos, como saguões de hotéis, aeroportos, rodoviárias etc.
Verifique se a transportadora turística, caso contratada, possui inscrição no Cadastur, do Ministério do Turismo. Basta digitar o estado de origem e o nome da empresa para constatar se a companhia tem ou não registro. A transportadora deve, ainda, manter no veículo um selo do MTur que confirme a sua atuação regular. São consideradas empresas de transporte turístico terrestre aquelas que oferecem deslocamentos ao destino ou movimentações a partir dele, a exemplo de traslados. Agências de viagem com frota própria também podem operar o serviço.
Outra dica importante é consultar se há alguma reclamação ou denúncia contra o prestador de serviço no Procon, na plataforma Consumidor.gov ou demais órgãos de controle, como como ANAC e ANTT, que fiscalizam os transportes aéreo e terrestre. Sites especializados em turismo também reúnem importantes opiniões e avaliações de turistas, eu podem ajudar na hora de reservar o hotel, comprar um passeio, escolher o atrativo a ser visitado e, até mesmo, decidir um destino de férias.
O viajante também deve estar atento quanto à oferta de serviços por meio anúncios na internet e folhetos. No caso de pacotes, as propagandas devem ser claras, com informações precisas dos valores referentes aos trechos aéreos, terrestres e marítimos, traslados, taxas de embarque, tipo de acomodação, número exato de pernoites, refeições inclusas, guias e despesas extras por conta do turista.
CARTILHAS “CONSUMIDOR TURISTA”- Gostaram dessas dicas? O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desenvolveu cartilhas para garantir melhores experiências a viajantes.
Com linguagem clara e objetiva, os guias - disponíveis no site gov.br/turismo – são recheados de dicas sobre direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e na contratação de serviços.
Entre eles, a realização de check-in (presencial ou via internet) e a apresentação do cartão de embarque (online ou impresso) para ingressar em um voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se estar atento à pontualidade: mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
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