O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), publicou. nessa terça-feira, 29, a Portaria nº 843/2025 que cria o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia da Segurança do Paciente (Negesp). Ligado diretamente ao gabinete do secretário, o núcleo tem a missão de aprimorar a governança em saúde, fortalecendo a integração, a qualidade e a cultura de segurança em todos os serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
O Negesp atuará como um núcleo de governança em todos os pontos de atenção à saúde, apoiando a gestão estadual nas tomadas de decisão estratégicas. “Esse núcleo vai subsidiar a Secretaria da Saúde em decisões que impactam diretamente a vida do usuário do Sistema Único de Saúde, seja na redução de custos, na definição de metas, no contexto político ou econômico. Além disso, vai garantir que os protocolos sejam aplicados corretamente, assegurando uma assistência padronizada e segura em toda a rede”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Entre os principais objetivos do núcleo estão o planejamento das ações de segurança do paciente na rede estadual; a definição dos requisitos de monitoramento e validação dos trabalhos e a atribuição de prazos e responsabilidades para cada iniciativa. Na prática, o Negesp busca enfrentar eventos adversos evitáveis, que resultam em custos elevados e comprometem a confiança dos pacientes.
Com a criação do núcleo, a SES-TO pretende também ampliar o uso de tecnologias para monitoramento de indicadores em tempo real, promover a integração entre gestores, profissionais e instituições de ensino, além de estimular a participação ativa dos usuários na sua própria segurança.
“Tornar o atendimento cada vez mais seguro e humanizado. Queremos reduzir riscos, melhorar processos e fortalecer a confiança da população no SUS do Tocantins. Segurança do paciente é algo que conecta todos os setores, e com o Negesp conseguimos alinhar a rede para que cada atendimento siga protocolos bem definidos e eficazes”, concluiu o secretário.
A portaria entra em vigor na data de sua publicação e está disponível no Diário Oficial do Estado nº 6.866.
Saúde Em temporada de cruzeiros, São Paulo emite alerta para o sarampo
Saúde MPF e Defensoria pedem providência urgente para efeitos do calor no RJ
Saúde Com 40°C, Rio tem 450 atendimentos de saúde por dia por causa do calor
Saúde Corpo humano não funciona como deveria em temperatura acima de 35°C
Saúde Anvisa proíbe produtos à base de alulose, um tipo de adoçante; entenda
Saúde Anvisa proíbe venda de remédios da Needs e da Bwell Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuva