Sexta, 01 de Agosto de 2025
(63)99208-1634
33°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Naturatins celebra 25 anos de conservação da APA do Jalapão

Gerenciada pelo Governo do Tocantins, Unidade de Conservação abriga uma rica biodiversidade em seus 461.730 hectares

31/07/2025 13h42
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Cachoeira da Velha é um dos principais atrativos da APA do Jalapão - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
Cachoeira da Velha é um dos principais atrativos da APA do Jalapão - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

A Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA-Jalapão), gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), celebra 25 anos de criação nesta quinta-feira, 31,consolidando seu papel fundamental na conservação ambiental e na gestão do uso do solo em sua região de abrangência. Criada em 2000, por meio da Lei nº 1.172, a Unidade de Conservação (UC) abriga uma rica biodiversidade em seus 461.730 hectares.

A APA integra o Mosaico do Jalapão e o Corredor Ecológico Mangabeiras e forma uma faixa de proteção ambiental ao redor de três importantes Unidades de Conservação: a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e o Parque Estadual do Jalapão, abrangendo áreas dos municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e Novo Acordo.

Continua após a publicidade

Ao longo de seus 25 anos, a unidade tem se dedicado à promoção de práticas sustentáveis, pesquisa científica e monitoramento ambiental, com atenção especial à presença de espécies ameaçadas de extinção em seus limites, como o lobo-guará, a arara-azul-grande e o pato-mergulhão, esta última considerada uma das aves mais ameaçadas das Américas.

Além da importância ecológica, a APA do Jalapão também se destaca por promover agendas integradas com as comunidades locais. Entre as principais iniciativas estão o turismo e o Manejo do Fogo de Base Comunitária, que integra os saberes tradicionais ao conhecimento técnico na prevenção e combate aos incêndios florestais; e o extrativismo sustentável, que garante geração de renda a partir do uso responsável dos recursos naturais.

Para a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Oliveira, a celebração dos 25 anos da APA do Jalapão reforça o compromisso do Naturatins com a preservação do Cerrado tocantinense, valorizando o conhecimento tradicional e incentivando a participação das comunidades locais na gestão ambiental.

A supervisora da Unidade de Conservação, Rejane Ferreira Nunes, destaca o compromisso das equipes técnicas com a proteção ambiental. “A APA do Jalapão representa uma importante zona de amortecimento para outras unidades de conservação e desempenha um papel estratégico na proteção de espécies ameaçadas. O trabalho de manejo, monitoramento e diálogo com as comunidades é constante, buscando o equilíbrio entre conservação e o uso sustentável dos recursos naturais”, enfatiza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.