Neste domingo, 10, é celebrado o Dia dos Pais, uma data marcada por homenagens e troca de presentes. Com tantas opções disponíveis no mercado, de eletrodomésticos a perfumes, o consumidor deve estar atento a mais do que apenas preços e promoções.
Para ajudar nas escolhas, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM) orienta a população sobre os principais cuidados na hora de comprar o presente do pai.
Segundo o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, o primeiro passo é verificar se o produto possui o Selo de Identificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na embalagem, o que atesta que ele passou por avaliações de segurança. Também é essencial observar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que mostra o consumo energético do item, especialmente no caso de eletrodomésticos. “Essas informações ajudam o consumidor a evitar problemas futuros, incluindo acidentes de consumo. Além disso, optar por produtos mais eficientes energeticamente pode representar economia na conta de luz e menor impacto ambiental”, destaca.
Eletroportáteis, eletrodomésticos, vestuário, cosméticos, perfumes, alimentos, serviços, entre outros, estão na lista de mercadorias mais procuradas no período. Todos eles devem conter o Selo Inmetro e, preferencialmente, apresentar boas classificações na Ence. Quanto mais próximo da letra A, maior a eficiência do aparelho. “Produtos muito baratos podem ter menor eficiência energética, o que resulta em maior gasto de energia ao longo do tempo”, alerta o presidente da AEM.
Roupas e cuidados com tecidos
Para quem prefere presentear com vestuário, a atenção deve ser redobrada nas etiquetas. Elas devem conter o nome e CNPJ do fabricante ou importador, país de origem, informações referentes à composição têxtil, além do tamanho e instruções de conservação.
Além de garantir a origem e os cuidados com a peça, essas informações são essenciais para evitar reações alérgicas causadas por tecidos.
Cosméticos e perfumes
Perfumes, cremes, hidratantes e kits pós-barba, por serem produtos pré-medidos, devem apresentar na embalagem o peso líquido, desconsiderando o frasco ou embalagem externa. A leitura atenta do rótulo é fundamental para garantir a procedência e evitar enganos.
A AEM reforça que comprar em estabelecimentos formais, de pequeno ou grande porte, e sempre exigir a nota fiscal são formas mais seguras de garantir seus direitos como consumidor. O documento é uma prova de compra e permite rastrear o fabricante em caso de problemas com o produto.
Denúncias
Caso o consumidor encontre produtos sem as devidas certificações ou identifique irregularidades pode acionar a Ouvidoria da AEM pelo pelo WhatsApp: (63) 99973-5520 ou pelo e-emailouvidoria@aem.to.gov.br.
Mín. 26° Máx. 38°
Mín. 27° Máx. 39°
Parcialmente nubladoMín. 28° Máx. 39°
Tempo limpo