O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) fechou, nesta semana, uma parceria com a Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas (GMP) para realização de rondas fixas dentro do Parque Estadual do Lajeado (PEL).
O foco das rondas é identificar armadilhas e coibir práticas de caça ilegal dentro da Unidade de Conservação (UC). A solicitação de apoio à GMP surgiu devido a algumas cevas serem encontradas no entorno do PEL e denúncias da vizinhança sobre caça ilegal na região.
A equipe da Guarda Metropolitana Ambiental realiza rondas no Parque Estadual do Lajeado, apoiando os guarda-parques na fiscalização, especialmente aos fins de semana e nas noites de lua cheia. Essa medida tem como objetivos preservar a fauna e garantir a segurança dos visitantes que frequentam o local.
A supervisora do PEL, Camilla Muniz, explica como surgiu a parceria com a GMP e a importância das rondas no Parque. “Solicitamos esse apoio e, já na primeira ação conjunta, encontramos uma ceva no entorno do PEL. Trabalhar no combate à caça ilegal na região é desafiador e o suporte da Guarda Metropolitana Ambiental é essencial para garantir a segurança, especialmente dos visitantes, já que o Parque está aberto diariamente. Essa parceria com a GMP já existiu anteriormente e, agora, foi retomada de forma rotineira, independentemente de demandas específicas”, ressalta.
Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental da Guarda Metropolitana, o subinspetor Adalberto Bernardo, a parceria é um sucesso e ajuda na preservação da fauna. “Essa parceria é fundamental, pois conta com equipes bem-preparadas e com amplo conhecimento das áreas. A equipe do Parque, que atua constantemente na proteção da fauna, flora e no combate às queimadas, demonstra total comprometimento com a preservação do Parque. As rondas precisam ser constantes, realizadas pelas duas equipes em diferentes momentos, para coibir práticas nocivas à fauna e à flora. Na última operação, encontramos indícios de caçadores e a presença de cevas. A Guarda Metropolitana está sempre à disposição para qualquer chamado, seja durante o dia ou à noite. Vamos intensificar essa parceria em defesa do meio ambiente no PEL, pois, sem dúvida, quem ganha com isso é a natureza e toda a sociedade tocantinense”, finaliza.
Para os guarda-parques Marina Morena, Juciely Rocha e José de Ribamar Santos, a ação vai ajudar na fiscalização e na proteção dos animais do PEL. “A presença da Guarda Metropolitana é fundamental para repelir e inibir a ação dos caçadores. Ao adentrarmos a mata, encontramos, por vezes, armadilhas feitas com sal, milho e outros alimentos usados para atrair animais durante a semana ou em períodos de lua cheia. Essa parceria, que prevê a presença constante da Guarda Metropolitana nas rondas periódicas, é essencial para combater essas ações ilegais e proteger a fauna e a flora do parque”, destaca José de Ribamar.
Além das atividades de rondas, a equipe do PEL também realizou uma série de ações como irrigação das plantas da sede; monitoramento e limpeza da trilha cerradão; ronda para monitoramento de fogo; distribuição de mudas para área de reflorestamento; recolhimento de resíduos sólidos de chácaras; educação ambiental no entorno do parque sobre fogo e caça ilegal; confecção de placas de sinalização; acompanhamento de visitantes na Trilha do Brejo da Passagem; monitoramento da trilha Cerradão para observação de reparos; e implementação do Programa Monitora, que conta com câmeras fotográficas instaladas em diversos lugares dentro do Parque.
Sobre o PEL
O Parque Estadual do Lajeado (PEL) é uma Unidade de Conservação da Natureza (UC) de Proteção Integral. Foi criado em 2001, pela Lei n° 1.224, com o objetivo de proteger a fauna, a flora e os recursos naturais, para garantir o aproveitamento sustentado do potencial turístico.
Visitas
As visitas ao PEL estão liberadas de forma definitiva, com atendimento ao público de segunda a domingo, das 9 às 16 horas, sem necessidade de agendamento para visitas individuais. Para grupos maiores ou agendamentos fora desse horário, é necessário entrar em contato com a equipe pelo e-mailpel@naturatins.to.gov.br.
Portos e Aeroportos Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Gurupi - TO Gurupi celebra mais um avanço na saúde municipal: lançamento do Projeto Rota do Cuidado reforça atenção aos pacientes do TFD
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos e TAP alinham estratégias para ampliar malha aérea internacional no Brasil
Geral Secretário-executivo do Ministério da Previdência tem prisão decretada
Tocantins Governo do Tocantins e Banco Mundial alinham medidas para acelerar implantação de novos sistemas de gestão na administração pública estadual
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva