O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (14), em Pernambuco, seu estado de origem, para anunciar e entregar uma série de investimentos estratégicos nas áreas de saúde e habitação, com impacto direto na qualidade de vida da população e no desenvolvimento econômico local.
Na cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte, foi inaugurada a ampliação da fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Com investimento total de R$ 1,9 bilhão, o novo complexo industrial permitirá ao Brasil alcançar autonomia no fracionamento de plasma humano, insumo essencial para a produção de medicamentos de alto custo, como albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação VIII e IX. Esses produtos atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e são fundamentais no tratamento de queimados graves, pacientes de UTI, hemofilias, doenças raras e grandes cirurgias.
No seu discurso, o presidente Lula destacou a importância da instalação da Hemobrás no estado. “A decisão de trazer a Hemobrás para o estado cria mais oportunidades em uma região com grande potencial de desenvolvimento. Agora, Pernambuco terá a maior fábrica de hemoderivados da América Latina”, destacou.
Lula anunciou também o programa “Agora Tem Especialistas”, que será implementado em parceria com a iniciativa privada, com o objetivo de ampliar o acesso da população a consultas e procedimentos especializados, reduzir filas e fortalecer a rede pública de saúde.
Em Recife, o presidente entregou cerca de mil títulos de regularização fundiária no bairro de Brasília Teimosa, garantindo segurança jurídica e dignidade a famílias que aguardavam há décadas pela posse definitiva de seus imóveis.
O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a relevância dos investimentos para Pernambuco e para o Brasil. “Esses projetos representam um avanço real na qualidade de vida do nosso povo. Ao lado do presidente Lula, seguimos trabalhando para levar mais saúde, moradia e oportunidades para os pernambucanos e para todo o país. Além disso, o fortalecimento da infraestrutura portuária e aeroportuária pela qual temos trabalhado incessantemente, garante que a produção local chegue de forma mais ágil e eficiente a todas as regiões, assim como facilita o recebimento de produtos de outros estados e países”, ressaltou.
A comitiva presidencial também contou com a presença dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Jader Filho (Cidades), Wolney Queiroz (Previdência Social) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além de parlamentares de Pernambuco.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos e TAP alinham estratégias para ampliar malha aérea internacional no Brasil
Geral Secretário-executivo do Ministério da Previdência tem prisão decretada
Tocantins Governo do Tocantins e Banco Mundial alinham medidas para acelerar implantação de novos sistemas de gestão na administração pública estadual
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão
Geral INSS: PF faz nova operação contra descontos ilegais de pensionistas
Geral STJ restabelece setença de mulher ligada ao crime organizado a 82 anos Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva