A reformulação do Conselho Nacional de Turismo (CNT) foi o assunto de uma reunião extraordinária do colegiado realizada na tarde desta quinta-feira (11.05), de forma on-line. No encontro, promovido pelo Ministério do Turismo, representantes do trade turístico, do governo federal e da sociedade civil debateram mudanças na composição do grupo, que assessora o MTur na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo.
Uma das ideias é proporcionar a inclusão de segmentos prioritários, a exemplo de movimentos de mulheres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, negros, agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais. O processo também envolve a reativação de Câmaras Temáticas, com a participação de entidades e órgãos convidados, além da definição do Regimento Interno do colegiado, do número de integrantes e dos critérios mínimos de participação.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, enaltece as contribuições do CNT, cujas reuniões foram retomadas em abril. “A participação da sociedade civil é valiosa, principalmente neste momento em que estamos construindo novas diretrizes e ações para desenvolver o turismo no país de forma mais assertiva e, principalmente, mais inclusiva. Estamos de portas abertas e firmes no propósito de fortalecer o turismo brasileiro”, frisa a ministra, que preside o colegiado.
A reunião abordou, ainda, a elaboração do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2023-2027, que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. No encontro, o secretário-executivo do MTur, Bento Nunes, agradeceu a colaboração do CNT. “Nós faremos tantas reuniões extraordinárias quanto possíveis para dirimir quaisquer questões”, enfatizou Nunes, que também é secretário-executivo do Conselho.
O encontro contou com a participação do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do MTur, Carlos Sobral; do secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Marcelo Costa; da chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MTur, Gabrielle Nunes, e do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do MTur, Wilken Souto, além de representantes da iniciativa privada e do poder público.
PPA- Na reunião, dirigentes do MTur estimularam a participação social no processo de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal. O PPA Participativo, que teve plenárias estaduais iniciadas nesta quinta-feira pelo presidente Lula em Salvador (BA), permite que a sociedade opine, de forma on-line, sobre prioridades para investimentos e políticas públicas nos próximos quatro anos, incluindo áreas como o turismo. (Acesse AQUI )
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 25°
Chuva