O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí, realizou na sexta-feira, 29, no município de Couto Magalhães, a cerimônia de premiação dos estudantes medalhistas da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A solenidade foi realizada com o intuito de reconhecer o desempenho de alunos, professores e escolas que se destacaram na maior competição científica do País.
Anualmente, a Obmep reúne mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. A edição de 2024 foi histórica, registrando 100% de adesão das escolas jurisdicionadas à SRE Guaraí, com 98% de participação dos alunos.
Durante o evento, a superintendente regional de Educação de Guaraí, Priscilla Arataque Lomazzi, ressaltou o compromisso dos estudantes com a aprendizagem. “A matemática é desafiadora, mas é justamente esse desafio que nos impulsiona a buscar soluções criativas. Cada um representa a superação de obstáculos. Ao receberem essas medalhas, são reconhecidos não apenas pelo desempenho excepcional, mas também pelo comprometimento com o conhecimento. Parabéns a todos!”, parabenizou.
Destaques e reconhecimentos
Entre os medalhistas, a estudante Maria Fernanda de Oliveira Milhomem, de 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Archangela Milhomem, conquistou medalha de bronze na etapa nacional e ouro na regional. “É gratificante receber essas medalhas pela segunda vez. Isso mostra minha evolução, pois agora estou em um nível mais avançado. É um orgulho para mim e para minha família”, afirmou.
O professor Jariomar de Araújo Sobrinho, da Escola de Campo Senador João Ribeiro, anfitriã da cerimônia, expressou sua satisfação em sediar o evento. “Foi uma honra receber essa premiação em nossa escola. A conquista dos nossos alunos nos enche de orgulho. Também me sinto honrado pelo reconhecimento com o certificado de homenagem, fruto do trabalho que realizamos em sala de aula”, pontuou.
O coordenador regional da Obmep no Tocantins, professor Paulo Cléber Mendonça, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), parabenizou o engajamento das escolas e destacou a relevância da olimpíada. “A Obmep tem um papel fundamental no fortalecimento do ensino da Matemática. Tivemos a adesão total das escolas da SRE Guaraí, o que demonstra o comprometimento da rede com a educação de qualidade”, reforçou.
Premiações na Regional de Guaraí
A etapa regional premiou alunos, professores e unidades escolares com medalhas e certificados de menção honrosa, reconhecendo o desempenho e a dedicação ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Confira os alunos medalhistas: Alanny Maria Cunha Ferreira, da Escola Estadual Arlinda Rosa: Bronze (Nacional) e Prata (Regional); João Vitor Cordeliquo de Aristeu, do Colégio Estadual Archangela Milhomem: Bronze (Nacional) e Ouro (Regional); Maria Fernanda de Oliveira Milhomem, do Colégio Estadual Archangela Milhomem: Bronze (Nacional) e Ouro (Regional); Vitória Jhiuliana da Silva Sanches, do Colégio Militar Dona Anaídes Brito Miranda: Bronze (Regional) e Menção Honrosa.
Também foram premiados os estudantes Paulo Fernandes Santos Freitas, Diogo Veras Gomes e Warley da Costa Silva, da rede municipal de ensino de Couto Magalhães, da Escola de Campo Senador João Ribeiro.
Escolas e professores reconhecidos
O Colégio Estadual Archangela Milhomem e a Escola de Campo Senador João Ribeiro receberam certificado de Menção Honrosa. Os professores Ranivan Mendes de Sousa e Jariomar de Araújo Sobrinho receberam certificado de homenagem pela contribuição à formação matemática dos estudantes.
Obmep e iniciação científica
Além do reconhecimento, os medalhistas da Obmep têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece bolsas de estudo e reforça a formação acadêmica dos alunos com atividades extracurriculares voltadas para o aprofundamento do conhecimento matemático.
O sucesso dos estudantes é resultado do esforço conjunto entre alunos, professores e gestores escolares, que têm se dedicado a promover o interesse pela Matemática em sala de aula, por meio de projetos de estudo, grupos de preparação e incentivo à participação em olimpíadas científicas.
Mín. 25° Máx. 39°
Mín. 27° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 27° Máx. 40°
Tempo limpo