O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), segue avançando na implementação do Programa CNH Cidadã, com a publicação nessa terça-feira, 2, no Diário Oficial do Estado (DOE), de dois editais de chamamento público voltados ao credenciamento da rede de prestadores de serviço.
O Edital nº 21/2025 abre o credenciamento de Centros de Formação de Condutores (CFCs) já credenciados e ativos no Detran/TO. Os CFCs selecionados serão responsáveis por todas as etapas da formação de condutores previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo curso teórico-técnico (45h/aula), curso prático de direção veicular (20h/aula) e demais etapas até a conclusão do processo.
As empresas interessadas deverão apresentar requerimento eletrônico, via portal de serviços do Detran/TO, acompanhando documentação jurídica, fiscal, técnica e econômico-financeira. A contratação terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogada.
Já o Edital nº 20/2025 destina-se ao credenciamento de clínicas médicas e psicológicas habilitadas a realizar os exames de aptidão física e mental e avaliações psicológicas, exigidos no processo de habilitação. O edital estabelece que apenas clínicas já credenciadas e ativas no Detran/TO poderão participar.
Entre os requisitos, estão a comprovação de infraestrutura física adequada, corpo técnico especializado e regularidade nos conselhos regionais de Medicina e Psicologia. Assim como no edital dos CFCs, a contratação terá prazo de 24 meses, prorrogável. Os editais estão disponíveis na página do Detran/TO, na aba “Editais”.
As empresas interessadas em participar dos credenciamentos devem realizar a inscrição exclusivamente pelo portal de serviços do Governo do Tocantins, nos links disponibilizados para cada edital: credenciamento de clínicas médicas e psicológicas e credenciamento de Centros de Formação de Condutores.
Avanço operacional
Com os credenciamentos, o Detran/TO garante que toda a rede de atendimento esteja pronta para receber os beneficiários do programa, que terão gratuidade em todas as etapas do processo de habilitação — incluindo exames, aulas e taxas.
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, reforça que os editais representam uma etapa essencial. “Estamos credenciando a rede que vai atender os beneficiários e assegurando que os serviços sejam prestados com qualidade, transparência e acessibilidade. Isso garante que o programa seja executado de forma organizada e chegue a quem realmente precisa”, destaca.
O Detran/TO orienta que os interessados acompanhem exclusivamente os canais oficiais do órgão para obter informações corretas sobre credenciamento e, em breve, sobre as inscrições de beneficiários.
Tocantins Tocantins avança na rastreabilidade bovina e conhece sistema que é referência em Santa Catarina
Geral Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Tocantins Na região norte do Tocantins, Naturatins apreende mais de mil metros de redes de pesca durante a Operação Piracema
Portos e Aeroportos Ministério acolhe recomendações do TCU e encaminha Tecon Santos 10 para ajustes técnicos
Geral Sambistas farão shows na praia de Copacabana em janeiro
Geral Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva