Ao contrário do previsto, não será pago um quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente às declarações do exercício 2025. Todas as restituições entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências já foram pagas.
A Secretaria da Receita Federal informou, na terça-feira (2), que antecipou o pagamento e, ao contrário da previsão de cinco lotes, que seria entre os meses de maio e setembro, a eficiência no processamento das declarações permitiu que os contribuintes que não apresentaram inconsistências nos dados recebessem seus valores até o lote de agosto.
Até o momento, mais de 22,6 milhões de declarações de ajuste anual foram entregues. Foram pagos, neste ano, mais de R$ 36,6 bilhões em restituições. Quem não recebeu a restituição até o mês de agosto é porque caiu na malha fina.
Esses contribuintes devem acessar o site da Receita , clicar em “Meu Imposto de Renda” para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato do processamento. Havendo alguma pendência, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo as informações.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Economia Isenção do IR é vitória dos trabalhadores, dizem centrais sindicais
Economia Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Economia Câmara conclui votação de projeto sobre streaming; texto vai ao Senado
Economia “Dia muito importante para o Brasil”, diz Haddad sobre isenção do IR
Economia BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela terceira vez seguida
Economia Gestão do seguro-defeso passa oficialmente ao Ministério do Trabalho Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 38°
Parcialmente nubladoMín. 25° Máx. 38°
Chuvas esparsas