Terça, 09 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
35°

Tempo limpo

Palmas, TO

Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins abre inscrições para a 2ª edição da Rota da Fruticultura

Evento ocorre de 15 a 18 de setembro, em cinco propriedades rurais do estado

09/09/2025 11h48
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Rota da Fruticultura busca reforçar o potencial da produção de frutas no Tocantins - Foto: Gulherme Alves/Governo do Tocantins
Rota da Fruticultura busca reforçar o potencial da produção de frutas no Tocantins - Foto: Gulherme Alves/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), e parceiros, abriu as inscrições para a 2ª edição da Rota da Fruticultura 2025, que será realizada de 15 a 18 de setembro. Os interessados podem se inscrever pelolink.

Durante quatro dias, a expedição apresentará a produtores e técnicos o potencial da fruticultura tocantinense em cinco propriedades rurais do estado. O percurso terá 1.350 km, passando pelos municípios de Rio dos Bois, Dianópolis, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional e Pugmil. Nas propriedades, os participantes conhecerão tecnologias aplicadas ao cultivo de abacaxi, banana, coco, manga, melancia, maracujá e pitaya.

Continua após a publicidade

O gerente de Agricultura da Seagro, Francisco Alves Lima, destaca que a realização do evento é resultado da parceria entre diversas instituições e representa um marco para o desenvolvimento socioeconômico e produtivo do Tocantins. “Essa edição tem como objetivo reunir produtores, agroindústrias, técnicos e poder público, valorizando a diversidade de frutas produzidas no estado, promovendo a agricultura familiar e empresarial, além da geração de emprego e renda”, enfatiza.

Dados

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2023, entre as principais frutas cultivadas no estado, foram produzidas aproximadamente 108,7 mil toneladas de abacaxi, 83,8 mil toneladas de melancia, 35,6 mil toneladas de banana e 1,5 mil toneladas de maracujá.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.