Na manhã desta quarta-feira, 10, cerca de 25 crianças do II Período do Centro Municipal de Educação Infantil de Palmas (Cmei) Amâncio José de Moraes participaram de uma apresentação especial ao lado dos acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), que integram a Orquestra Intergeracional de Papel. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante a abertura do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Educação.
A apresentação encantou o público e promoveu uma rica troca de experiências entre crianças e idosos, mostrando que o aprendizado vai muito além da sala de aula. “Eu gostei de cantar, vim aqui para cantar com os vovôs da UMA!”, disse Antonela Costa, 6 anos, regente da orquestra.
A professora Núbia Brito, que acompanhava as turmas do Cmei, explicou que a Orquestra Intergeracional de Papel integra o projeto pedagógico ‘Brincando e Aprendendo com os Avós’, desenvolvido em parceria com a UMA. “Nesse projeto, crianças e idosos colaboram em atividades como coleta seletiva, construção de brinquedos com materiais reciclados e também desenvolvem a orquestra, uma atividade de cunho pedagógico, que usa papel reutilizado como instrumento musical”, detalhou.
Segundo Núbia, a iniciativa contribui para a quebra de estereótipos sobre a velhice, promove o respeito intergeracional e é recebida com grande entusiasmo pelas crianças. “Essa parceria e troca de experiências entre crianças e pessoas idosas é muito rica, saudável, e necessária nos dias de hoje. Isso contribui para quebrar preconceitos e valorizar o envelhecimento”.
A aluna da UMA, Maria de Lourdes, de 76 anos, celebrou a oportunidade de dividir o palco com os pequenos. “É uma troca de experiências muito saudável e revigorante, que traz leveza e desperta memórias da nossa infância”, afirmou emocionada.
A apresentação também foi prestigiada pela secretária municipal da Educação, Anice Moura, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Ela destacou a importância da formação acadêmica para sua atuação na gestão pública. “Tenho certeza de que essa formação não só contribuirá, mas fará a diferença na minha gestão à frente da educação municipal.
Texto: Iolete Marques
Edição: Denis Rocha
Mín. 25° Máx. 39°
Mín. 25° Máx. 42°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 41°
Tempo limpo