O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou Irana de Sousa Coêlho Aguiar como secretária-chefe da Casa Civil; Murilo Francisco Centeno como secretário-chefe da Controladoria - Geral do Estado; Lina Ester Barbosa Ribeiro como presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto); Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas para exercer o cargo de subprocurador do Estado do Tocantins em Brasília; Washington Luiz Vasconcelos para o cargo de secretário executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), bem como para comandar interinamente a pasta; e Roberto Jorge Sahium como secretário executivo da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta-feira, 10.
Irana de Sousa Coêlho Aguiar, secretária-chefe da Casa Civil
Formada em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto/SP, em 1987, Irana de Sousa Coelho Aguiar é pós-graduada em Processo Civil pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog) em 2004 e em Direito Público, Administrativo e Constitucional também pelo Ipog em 2006.
A trajetória de Irana de Sousa Coelho Aguiar na Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins (PGE/TO) teve início em 1994, ao ser aprovada no primeiro concurso público realizado pela instituição. Desde então, construiu uma carreira ascendente na PGE/TO que se estendeu até setembro de 2025. Entre 1994 e 2005, atuou como coordenadora da Regional Sul, em Gurupi. Em março de 2012, foi nomeada subprocuradora judicial. Três anos depois, em janeiro de 2015, assumiu o cargo de subprocuradora-geral do Estado, função que voltou a exercer a partir de outubro de 2021. O reconhecimento pela longa trajetória culminou com sua nomeação como procuradora-geral do Estado, cargo que ocupou de agosto de 2024 até setembro de 2025.
Além da atuação na PGE/TO, Irana Coelho teve participação expressiva em conselhos e entidades públicas; atuou como conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) por três mandatos; e presidiu os conselhos de administração do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), e do Conselho Administrativo da Tocantins Parcerias. Também esteve à frente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), de forma interina, e representou o Estado nos Conselhos Gestores da Agência de Fomento e da BRK Ambiental entre 2024 e 2025.
Murilo Francisco Centeno, secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado
Murilo Francisco Centeno é procurador do Estado do Tocantins, aprovado no segundo concurso público da instituição, em 2007. Já ocupou o cargo de secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins em 2024.
Ao longo de sua trajetória no serviço público, atuou como subsecretário da Casa Civil no período de 2015 a 2018. Ele também é mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat); e especialista em Direito Administrativo pela UFT.
Lina Ester Barbosa Ribeiro, presidente da Agência de Mineração
Lina Ester Barbosa Ribeiro, nomeada presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), é graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe/Faculdade de Direito de Caruaru/PE; com especialização em Direito e Gestão Minerária; Direito Administrativo; e MBA em Gestão Empresarial e em Cooperativas. Também possui graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde/PE.
Desde 2006, Lina atua exclusivamente na área de Direito Minerário, com experiência em consultoria, advocacia, regularização de áreas e contratos do setor. Antes, exerceu a docência em inglês e foi delegada de polícia na Bahia, além de proprietária de jornal.
Atuou também na presidência da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins). Atualmente, preside a Comissão de Direito Minerário da OAB Tocantins, a Rádio Monte Santo FM e integra a coordenação do Fórum Nacional pela Mineração Responsável (Fonamir). É fundadora do primeiro escritório de advocacia especializado em Direito Minerário no Tocantins e proprietária de títulos de exploração de esmeraldas.
Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas, subprocurador do Estado do Tocantins em Brasília
Natural de Brasília/DF, Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas é bacharel em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UDF), possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade do Planalto Central. Ingressou na carreira profissional como procurador do Estado do Tocantins em janeiro de 2008.
Atuou como procurador-geral do Estado do Tocantins entre agosto de 2021 e abril de 2022. Foi presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) entre janeiro de 2015 e junho de 2017, além de ter atuado como procurador na Comissão de Licitação do Estado do Tocantins entre fevereiro de 2008 e março de 2009. Também foi procurador na Assessoria Especial do Procurador-Geral do Estado do Tocantins no período entre agosto de 2009 e dezembro de 2010.
Exerceu ainda a função de coordenador da Procuradoria Fiscal e Tributária da Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011, e foi conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) entre janeiro de 2014 e março de 2015. É ex-procurador do Núcleo de Grandes Devedores da Subprocuradoria Fiscal e Tributária de janeiro de 2018 a maio de 2021.
Também foi membro do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) e presidente da Comissão de Direito Notarial da mesma seccional, ambos os mandatos entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018. No mesmo período, foi membro da Comissão Nacional de Direito Notarial e Registral da OAB Nacional. Também atuou como procurador do Estado lotado na Subprocuradoria do Estado do Tocantins em Brasília.
Washington Luiz Vasconcelos, secretário executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Washington Luiz Vasconcelos é graduado em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO).
Foi prefeito de Fátima do Tocantins por dois mandatos (2005–2008 e 2017–2020) e presidente da Organização dos Municípios do Centro-Oeste (CMCO) entre 2016 e 2020. Atuou como secretário municipal em diferentes áreas, incluindo Administração, Finanças e Educação, em municípios do estado . Exerceu também funções de assessor jurídico em prefeituras e câmaras municipais de cidades como Crixás, Santa Rita do Tocantins, Pugmil, Oliveira de Fátima, Fátima, Nova Rosalândia e Bandeirantes do Tocantins.
Roberto Jorge Sahium, secretário-executivo da Secretaria da Pesca e Aquicultura
Engenheiro Agrônomo formado em 1976 pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Roberto Jorge Sahium possui uma carreira consolidada no setor agropecuário e de gestão pública. É mestre em Irrigação e Drenagem pelo México em 1980 e pós-graduado em Arroz Irrigado, Piscicultura Tropical, Políticas Estratégicas e Gestão Pública.
Iniciou sua carreira como extensionista rural em Itumbiara/GO em 1977 e, assumiu a chefia da Divisão de Irrigação do Estado de Goiás, entre 1978 e 1981. Foi diretor técnico da Agropecuária Capibassu, do Grupo Brahma do Brasil, de 1982 a 1988.
No Tocantins, ingressou por concurso público em 1990 como coordenador de Irrigação, atuando em seguida como diretor de Projetos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de 1991 a 1994, assessor técnico da presidência do instituto de 1995 a 2001 e presidente de 2001 a 2003.
Exerceu o cargo de secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado entre 2003 e 2010, além de ter sido secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas. Também atuou como técnico extensionista em Almas de 2011 a 2012.
Durante o primeiro governo de Siqueira Campos, contribuiu para a retomada de projetos de irrigação estratégicos, como Manuel Alves, Arraias e Tocantins (atual São João), além da reforma de infraestruturas hidráulicas do Projeto Rio Formoso e do Bico do Papagaio. Foi pioneiro em iniciativas de piscicultura no estado, desde a implantação do primeiro projeto em 1978, na Fazenda Sambaíba, até a criação do primeiro laboratório de alevinos em 1993. Também colaborou no desenvolvimento da produção de camarão e piscicultura em propriedades particulares, que posteriormente se tornaram referência para o setor.
Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu em 2007 a Láurea ao Mérito da Engenharia pelo projeto Gamboa, que integrou piscicultura e aquafloresta.
Larissa Carlos Rosenda , secretária interina da Igualdade Racial
Ainda no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 10, a secretária de Estado da Mulher, Larissa Carlos Rosenda, foi designada para responder interinamente pela Secretaria da Igualdade Racial, sem prejuízo de suas atribuições na Secretaria da Mulher.
Nomeações já publicadas
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, realizou uma série de nomeações para as pastas do governo. Ao todo, 23 novos nomes foram oficializados, abrangendo secretarias de Estado e autarquias. Confira a lista completa das nomeações já publicadas:
Luiza Rocha Pinheiro para exercer o cargo de secretária de Estado da Comunicação (Secom);
Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador;
Coronel Vitor Teles para exercer o cargo de secretário-chefe da Casa Militar;
César Hanna Halum como secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro);
Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado;
Vânio Rodrigues de Souza como secretário de Estado da Saúde (SES/TO);
Antônio Trabulsi Sobrinho como presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto);
Herbert Brito Barros como presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins);
Romildo Santos Barbosa como presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO);
Jairo Soares Mariano, como secretário de Estado da Fazenda;
Hércules Jackson Moreira Santos como secretário de Estado da Educação;
Bruno Sousa Azevedo, como secretário de Estado da Segurança Pública;
Cledson da Rocha Lima para a presidência do Naturatins;
Bárbara Jesuína Mendes Gomes como presidente do Igeprev-TO;
Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão para o cargo de secretária-executiva de Comunicação.
Larissa Carlos Rosenda, secretária de Estado da Mulher;
Cláudio Thomas Coelho de Souza, comandante-geral da PMTO;
Flávio Santos Brito, Chefe do Estado Maior da PMTO;
Thiago Franco Santana, comandante-geral do CBMTO;
Maxuell dos Santos de Souza, Chefe do Estado Maior da CBMTO;
Ana Carina Mendes Souto, secretária executiva do Turismo;
Raul de Jesus Filho e Neto, secretário da de Estado Governadoria; e
Manoel Moraes dos Reis Filho, secretário executivo da Administração.
Mín. 22° Máx. 41°
Mín. 29° Máx. 40°
Parcialmente nubladoMín. 27° Máx. 40°
Parcialmente nublado