Com foco na inclusão social e atendimento às pessoas em situação de rua e extrema vulnerabilidade social, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), está entre as mais de 30 instituições parceiras do 2º Mutirão Pop Rua Jud, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins. O evento se encerra na tarde desta sexta-feira,12, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul).
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, mencionou algumas ações do município que visam ao acolhimento e a reinserção social das pessoas em situação de rua na Capital. “A equipe de abordagem social da Semas está diariamente nas ruas no trabalho de busca ativa dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essas pessoas são também acolhidas e alimentadas diariamente, além das ações conjuntas com outros órgãos de reinseri-las na sociedade”, explicou, acrescentando que a marca da gestão é a justiça social com foco na cidadania.
A primeira-dama e titular da Semas, Polyanna Siqueira Campos, destacou a atuação da pasta no âmbito da política voltada para este público: “Em algumas abordagens sociais junto com a nossa equipe, priorizamos a escuta empática e acolhedora diante da história dessas pessoas que estão nesta condição não por escolha, mas por uma série de fatores estruturais”.
Segundo a coordenadora do Comitê Estadual do Pop Rua Jud, desembargadora Ângela Prudente, os idealizadores e parceiros do evento estão unidos em um mesmo propósito que é construir pontes de dignidade para aqueles que mais precisam.
Com mais de 500 voluntários, o mutirão teve início às 7 horas e segue até às 18 horas, com atendimentos gratuitos, como saúde, documentação, acesso à Justiça, assistência social, educação em direitos, bem-estar, serviços veterinários, apoio solidário e lazer. “O Poder Judiciário neste evento demonstra preocupação com as pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
Amor ao próximo
“Essa ação tem como propósito levar cuidado e amor ao próximo”, declarou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini, pontuando que o Pop Rua Jud vai além de um evento de serviço gratuito, já que representa um compromisso com a sociedade.
Texto: France Santiago
Edição: Iara Cruz
Mín. 22° Máx. 41°
Mín. 29° Máx. 40°
Parcialmente nubladoMín. 27° Máx. 40°
Parcialmente nublado