A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) recebeu representantes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) nesta segunda-feira, 15, para discutir uma colaboração técnica voltada à simplificação e ao fortalecimento dos processos de execução dos editais culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), a partir do Ciclo 2.
A parceria busca elaborar ações, com o apoio da Unitins, para a formação dos agentes culturais, comolivesinformativas e oficinas de capacitação para o correto preenchimento dos editais, dicas sobre como escrever projetos e, como novidade, treinamento quanto à execução e à prestação de contas dos projetos contemplados. A Unitins conta com cinco câmpus e 15 polos de educação a distância em escolas estaduais espalhadas pelo estado, o que facilitará a execução dessas ações educativas e formativas de fazedores de cultura do Tocantins.
Estiveram presentes na reunião a secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski, respondendo interinamente pela pasta; a assessora de gabinete, Lara Faez; a gerente de Convênios e presidente da Comissão Permanente de Editais, Simone Moura; a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda; e a chefe da Assessoria Jurídica, Dinara Prado.
Pela Unitins, participaram o assessor de relações institucionais, José Guimarães; a diretora técnica da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Fernanda Fernandez; a diretor de extensão da Unitins, Fredson Vieira Costa; e o coordenador de Cultura da universidade, Nivaldo Monteiro.
Cultura e Educação
Para a diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandez, a iniciativa é estratégica. "Uma parceria entre a academia e a Secretaria de Estado da Cultura tende a valorizar ainda mais as propostas dos fazedores de cultura e levar essas iniciativas para onde realmente precisam chegar, na ponta. Trabalhar a capacitação desses agentes e dos proponentes é fundamental e, com a participação da Unitins e da Fapto, certamente alcançaremos o objetivo de levar a Pnab [Política Nacional Aldir Blanc] diretamente às comunidades”, comentou.
O coordenador de Cultura da Unitins, Nivaldo Monteiro, destacou a importância da extensão universitária. "A universidade não deve se limitar às suas salas de aula, apenas formando estudantes; ela precisa transcender. O trabalho conjunto permite que pessoas de fora da universidade enxerguem, por meio da academia, tudo o que a cultura pode promover. Chamamos isso de extensão, e é papel da universidade. Ficamos felizes pelo convite da Secult para participar desse evento, ampliando seu alcance e fortalecendo uma cultura de qualidade, acessível a todos”, destacou.
A secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski, reforçou a relevância da parceria. "No primeiro ciclo da Pnab, contamos com a expertise da UFT [Universidade Federal do Tocantins] que, em parceria com a UFNT [Universidade Federal do Norte do Tocantins], IFTO [Instituto Federal de Ciência e Tecnologia] e a própria Unitins, conduziu as ações de busca ativa aos fazedores de cultura indígenas e quilombolas, obtendo êxito na missão. Agora, vamos focar em uma ação mais perene, buscando tornar os fazedores de cultura mais independentes na condução de seus projetos. Para isso, pretendemos contar com a capilaridade da Unitins, tanto física como remotamente por meio da educação a distância", destacou a secretária, reforçando o importante papel da Fapto nessa parceria.
A parceria ainda está em fase de elaboração do plano de trabalho, que definirá as ações conjuntas entre Secult e Unitins.
Mín. 24° Máx. 39°
Mín. 27° Máx. 41°
Parcialmente nubladoMín. 29° Máx. 42°
Parcialmente nublado