Cerca de 350 alunos do 3º ao 9º ano da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, em Taquarussu Grande, participaram na manhã desta segunda-feira, 23, de uma palestra educativa promovida pela Defesa Civil de Palmas sobre prevenção e combate às queimadas.
A atividade lotou o auditório da unidade escolar e foi conduzida pela educadora social da Defesa Civil, Flávia Lustosa, que destacou os cuidados necessários para evitar incêndios e os riscos que as queimadas oferecem à saúde e ao meio ambiente.
Durante a programação, os brigadistas da Defesa Civil, Gleidson Cardoso e Matheus Silva, realizaram demonstrações com equipamentos utilizados no combate ao fogo, despertando a curiosidade e o interesse dos estudantes.
Os alunos também compartilharam suas impressões. Daniel Borges, do 5º ano, ressaltou a importância do tema: “A palestra foi muito boa. Aprendemos que não se deve colocar fogo no quintal, porque a queimada é perigosa”. Já Ana Laura Gomes destacou a parte prática da atividade: “Eles explicaram sobre o período de queimadas, mostraram os equipamentos e ainda entregaram desenhos para a gente pintar”.
Para o diretor da unidade, Ademir Bandeira Silva, a ação cumpre um papel essencial na formação cidadã dos alunos: “Nosso objetivo é preparar as crianças para agir de forma responsável em situações de emergência e torná-las multiplicadoras desse conhecimento em suas casas e comunidades”.
O coordenador de cultura da escola agroecológica Fidêncio Bogo, Gilvan Almeida, reforçou a dimensão educativa da iniciativa: “A ideia é que os estudantes absorvam e repassem aos pais e familiares a importância da prevenção e da preservação ambiental”.
Texto: Marcio Greick com colaboração do estagiário Daniel Reis
Edição: Denis Rocha
Mín. 24° Máx. 37°
Mín. 25° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 27° Máx. 39°
Parcialmente nublado