Com o objetivo de destacar a importância de conhecer e preservar as raízes e histórias locais, aconteceu na tarde desta terça-feira, 23, a premiação do concurso de arte promovido pelo Instituto Sertões, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed). O concurso teve como tema ‘Conhecer o passado para criar o futuro’ e celebrou a cultura tocantinense e o potencial criativo de estudantes da rede municipal.
Cerca de 30 alunos participaram da competição artística, sendo escolhidos os quatro melhores na modalidade Fundamental I e II. Os vencedores receberam um kit promocional do evento, um troféu e uma medalha, entregues em solenidade realizada na Vila Sertões, instalada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
A aluna Ana Vitória Dutra Amorim, da Escola Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, fez referência à matéria-prima do capim dourado para compor sua produção artística. “Usei como inspiração as confecções que são feitas com o uso do capim dourado, que tem um brilho natural e é uma espécie aqui da região tocantinense que precisa ser mais reconhecida e preservada”, disse.
A coordenadora de Arte e Cultura do município, Fabiana Goulart, ressaltou que esta é a segunda edição em que os alunos da rede participam do concurso. Ela explicou que a proposta de desenhos possibilitou que os alunos parassem para refletir e mobilizassem seus olhares sensíveis, resultando em produções visuais que valorizam a região tocantinense.
Vencedores
Modalidade Fundamental I
Modalidade Fundamental II
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz
Mín. 24° Máx. 37°
Mín. 25° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 27° Máx. 39°
Parcialmente nublado