Quinta, 25 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
34°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara

Comissão aprova aumento de pena para casos de violência em eventos esportivos

Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados

25/09/2025 14h52
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 726/25 , do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que aumenta a pena para quem promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito a competidores ou árbitros e auxiliares em eventos esportivos.

Os parlamentares acolheram o parecer do relator, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), pela aprovação da proposta. “Trata-se de medida voltada a desestimular condutas violentas e garantir um ambiente seguro e harmonioso para todos em eventos esportivos”, disse.

Continua após a publicidade

A proposta aprovada altera a Lei Geral do Esporte para prever que a pena será de reclusão, de dois a seis anos, e multa. Hoje, é de reclusão, de um a dois anos, e multa.

Além disso, o projeto de lei determina que a pena poderá aumentar de 1/3 até a metade se o agente, durante a prática do crime, utilizar máscara, capuz ou qualquer outro objeto destinado a impedir ou dificultar a identificação.

“A ideia é reforçar a segurança nos eventos esportivos, desestimulando condutas criminosas que comprometam a paz e a integridade de torcedores, atletas e demais envolvidos”, afirmou Luciano Ducci.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.