Durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 10, o vereador Dr. Vinícius Pires, apresentou requerimento solicitando ao Executivo Municipal para determinar a Secretário Municipal de Saúde como prioridade, a implantação da coleta e descarte correto dos materiais identificados como "perfurocortante", e fazer o descarte em locais seguros.
Segundo Dr. Vinícius, os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipiente próprio. É vedado o descarte de qualquer material perfuro cortante em recipientes plásticos como potes ou garrafas, garrafas de vidros de qualquer modelo, cofrinhos e recipientes de papelão que não o específico para esta função.
Também é proibida a manipulação dos resíduos infectantes de um frasco para a caixa de descarte, ou seja, o descarte deve ser realizado diretamente na caixa de material perfurocortante.
“As informações que temos é que os materiais perfurocortante, estão sendo descartados de forma improvisadas em caixas comuns de papelão, em vasilhames de plásticos improvisados, o que gera risco aos coletores, servidores e toda população que frequentam os postos de saúde” pontua o parlamentar.
Conforme requerimento, todo estabelecimento de saúde é obrigado a realizar gerenciamento (descarte, acondicionamento e destinação) adequado dos resíduos gerados para evitar a exposição à patógenos e concomitantemente a contaminação.
Mín. 26° Máx. 38°
Mín. 28° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 26° Máx. 38°
Tempo limpo