Sexta, 26 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
29°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Gurupi - TO

Equipe do CAPS de Gurupi promove dia de diversão e cuidado aos usuários em alusão ao Setembro Amarelo

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi Para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e a valorização da vida, a equipe do Centro de...

26/09/2025 07h40
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi

Continua após a publicidade

Para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e a valorização da vida, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Gurupi promoveu, nesta quinta-feira (25), um dia especial de lazer para os usuários do serviço. A atividade, realizada no Uniclube de Gurupi, reuniu cerca de 30 pacientes, que participaram de dinâmicas, brincadeiras, atividades lúdicas e aproveitaram momentos de descontração na piscina.

“Nossa proposta é fortalecer os vínculos, oferecer momentos de alegria e mostrar que é possível viver bem, mesmo enfrentando um transtorno mental. A socialização é parte fundamental do tratamento e ajuda a resgatar a autoestima e a qualidade de vida dos nossos usuários”, destacou Rafaela, coordenadora do CAPS I.

O encontro faz parte da programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, e reforça a importância da saúde mental como prioridade de cuidado contínuo.
Como funciona o CAPS I

O CAPS I de Gurupi é um serviço especializado em saúde mental que funciona em regime de portas abertas, sem necessidade de agendamento. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar para o almoço, garantindo acolhimento imediato.

A unidade conta com três médicos psiquiatras, além de uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistente social, educador físico, equipe de enfermagem e terapeutas ocupacionais. O espaço oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde) e atividades terapêuticas como oficinas, grupos de apoio e dinâmicas voltadas às atividades de vida diária, estimulando autonomia e integração social.

O CAPS I atende pessoas acima de 18 anos que convivem com transtornos mentais como depressão, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar (TAB), entre outros. O objetivo é favorecer a reinserção social e possibilitar que cada usuário leve uma vida plena e com qualidade, com acompanhamento contínuo e humanizado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.