O Governo do Tocantins realizou, de sexta-feira, 26, a domingo, 28, mutirões de cirurgias nos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), fortalecendo a assistência, garantindo atendimento em diversas especialidades e contribuindo para reduzir a fila da Central Estadual de Regulação.
No Hospital Regional de Araguaína (HRA), 18 pacientes foram contemplados com procedimentos de urologia e otorrinolaringologia. Os procedimentos cirúrgicos ocorreram na sexta-feira, 26, com oito cirurgias de urologia, e no sábado, 27, com 10 de otorrino. "Fico muito feliz em ver pacientes sendo atendidos e saindo da fila de espera. Essa é a missão do Sistema Único de Saúde: garantir acesso e dignidade a todos”, destacou a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
Entre os beneficiados, Elzi Alves dos Santos, de Babaculândia, contou que aguardava a cirurgia desde dezembro de 2024. “Eu estava com um cateter para tentar descer as pedras dos rins, mas não adiantou. Foi muito desconforto e dor. Agora, graças a Deus e à equipe do hospital, vou conseguir fazer a cirurgia. Estou muito aliviada e feliz por finalmente resolver esse problema”.
O paciente araguainense Odivaldo Honório Correia também comemorou: “Estou muito feliz que chegou a minha vez! Esperei bastante por esse procedimento, e agora tenho fé de que vai dar tudo certo. Só tenho a agradecer por essa oportunidade e pelo cuidado que estou recebendo”.
A mobilização também chegou ao Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema, que realizou 10 cirurgias ortopédicas e mais de 50 consultas de avaliação para procedimentos de cirurgia geral em apenas dois dias, ampliando o acesso da população da região Norte.
No Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), a força-tarefa contemplou 16 crianças com cirurgias pediátricas, sendo seis na sexta-feira, 26, e outras 10 no sábado, 27.
“Durante o acolhimento das crianças do mutirão de cirurgias pediátricas, ouvimos dos pais e responsáveis o quanto o processo foi ágil e bem organizado. O espaço da brinquedoteca proporciona bem-estar e ajuda a reduzir a ansiedade durante a espera, já que as crianças ficam em jejum e assustadas com a ideia da cirurgia. Fazemos jogos, pinturas, filmes e a entrega de lembrancinhas como o ‘Certificado de Coragem’”, ressaltou a coordenadora do setor de Humanização do HRPT, Maisa Damaso.
No Hospital Geral de Palmas (HGP), 13 pacientes foram cirurgiados e um dos exemplos de superação foi o serralheiro Isaías Nascimento, que passou 63 dias internado após um acidente de moto. Depois de quatro cirurgias, realizou a última intervenção nesse domingo, 28. “Tenho que tirar o chapéu para a equipe. Fui muito bem cuidado e, se Deus quiser, já volto pra casa hoje”, frisou emocionado.
Mín. 25° Máx. 39°
Mín. 27° Máx. 40°
Tempo nubladoMín. 30° Máx. 40°
Parcialmente nublado