Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), será lançado o livroTocantins de África – histórias de dois mundos, do escritor Wátila Misla. As primeiras edições serão apresentadas nos municípios de Natividade e Dianópolis, região sudeste do estado, nos dias 1º e 7 de outubro, respectivamente.
Voltada ao público infantil, a obra reúne 28 textos poéticos em língua portuguesa, com versos rimados, glossário e ilustrações da artista plástica Fabiana Correa. Além da versão impressa, o livro também estará disponível em formato digital eaudiobook.
A coletânea aborda passagens que vão do embarque de africanos em navios negreiros, no século XVIII, à presença de seus descendentes em comunidades quilombolas, danças tradicionais como a suça e manifestações de fé em igrejas dedicadas para Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Segundo o autor, a obra nasceu de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo aproximar as crianças da história afrodescendente no Tocantins. “Transformei uma produção acadêmica em linguagem simples e acessível, para que o público infantil possa compreender melhor nossas raízes e a contribuição dos africanos e seus descendentes na construção do estado”, destaca Wátila Misla.
O escritor também ressaltou a importância do incentivo público à cultura. “Políticas, como a Pnab, são fundamentais para que artistas locais tenham condições de divulgar seus trabalhos e alcançar diferentes públicos. Sem esse apoio, muitas produções, principalmente no interior, não teriam a mesma oportunidade de circulação”, afirma.
Como contrapartida social, o projeto prevê rodas de contação de histórias com intérpretes de Libras e doação de exemplares em duas escolas públicas. As atividades estão programadas para o dia 1º de outubro, às 7 horas, na Escola Municipal Archcelina Pacini Vieira, em Natividade, e para o dia 7 de outubro, às 7h30, na Escola Municipal Santa Luzia, em Dianópolis. Aproximadamente 120 estudantes devem participar em cada unidade.
Sobre o autor
Natural de Dianópolis, Wátila Misla é professor, escritor e historiador, doutor pela UnB e membro da Academia Dianopolina de Letras. Autor de sete livros solo e organizador de uma coletânea, já recebeu premiações em concursos literários municipais, estaduais e nacionais. Sua produção valoriza a memória do Tocantins, os povos indígenas, a herança africana, os antigos arraiais e o Cerrado.
Mín. 25° Máx. 39°
Mín. 25° Máx. 41°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 40°
Tempo limpo