Quinta, 02 de Outubro de 2025
(63)99208-1634
31°

Tempestade de areia

Palmas, TO

Geral Portos e Aeroportos

Silvio Costa Filho assina termo de compromisso e autoriza licitação para obras de modernização do Aeroporto de Araguari (MG)

Licitação permitirá início de obras avaliadas em R$ 11,5 milhões, financiadas integralmente com recursos da União, via Fundo Nacional da Aviação Ci...

01/10/2025 20h25
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Silvio Costa Filho assina termo de compromisso e autoriza licitação para obras de modernização do Aeroporto de Araguari - Foto: Jonilton Lima
Silvio Costa Filho assina termo de compromisso e autoriza licitação para obras de modernização do Aeroporto de Araguari - Foto: Jonilton Lima

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou nesta quarta-feira (1º), o Termo de Compromisso e autorização de licitação para que sejam executadas as obras de modernização e reforma do Aeroporto Santos Dumont (SNAG), em Araguari (MG). O investimento aprovado é de R$ 11.566.197,27, com prazo de execução estimado em 17 meses, integralmente financiado por recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Entre as obras de modernização e reforma previstas, estão a reconstrução da camada asfáltica da pista de pouso e decolagem, adição de áreas de giro nas cabeceiras, instalação de áreas de segurança de fim de pista (RESA), adequação da pista de táxi e pátio de aeronaves, implantação de nova sinalização horizontal e construção de via de acesso aos hangares.

Continua após a publicidade

Com as intervenções, será possível reabrir o terminal, hoje interditado, devolvendo ao município e à região um importante polo de aviação geral. A retomada das operações vai beneficiar não apenas os mais de 117 mil habitantes de Araguari, mas também moradores de cidades vizinhas, fortalecendo a logística regional, o turismo de negócios e o escoamento da produção do agronegócio e da indústria.

O ministro destacou a vocação do terminal para se tornar referência em serviços. “Essa ação de hoje é a materialização de um investimento importante. A ideia é transformar o Aeroporto de Araguari num hub de serviços na região. Daqui a pouco você pode ter aviação regional, vai ampliar voos efetivos. Tudo isso estimula o turismo, os negócios e movimenta a economia.”, afirmou.

O secretário nacional de Aviação Civil,Daniel Longo, ressaltou o impacto esperado para a economia local. “A expectativa é que a requalificação do aeroporto possa impulsionar ainda mais o desenvolvimento do município de Araguari e do Triângulo Mineiro e fazer com que a dinamização da economia possa avançar cada vez mais.”

Já o prefeito de Araguari, Renato Carvalho, reforçou a importância da obra para a população. “O que tenho a dizer é que agradeço muito ao ministro Silvio. Temos o lema ‘vamos em frente pra cuidar da nossa gente’. Agora é ‘vamos em frente pra cuidar do nosso aeroporto’.”, celebrou.

Finalmente, a deputada federal Dandara Tonantzin(PT/MG) também esteve presente e destacou o alcance regional da iniciativa. “Reconhecer que o ministro Silvio está fazendo um trabalho muito importante para Minas Gerais. A gente quer, cada vez mais, conectar Minas com um projeto de desenvolvimento, e as obras no Aeroporto de Araguari vão somar ainda mais nesse sentido.”

Detalhes técnicos

O projeto de modernização do Aeroporto de Araguari vai garantir uma estrutura mais segura e eficiente para os voos regionais. A pista principal terá 1.410 metros de comprimento por 30 metros de largura, com reforço do pavimento e implantação de áreas de segurança nas cabeceiras. O pátio de aeronaves será ampliado para cinco posições de estacionamento, incluindo espaço adequado para aeronaves como o Cessna Grand Caravan, utilizado em rotas regionais.

As melhorias incluem ainda uma pista de táxi de 219 metros, a instalação de sinalizações horizontal e vertical renovadas, cerca operacional e equipamentos de apoio à navegação, como biruta e farol rotativo. Essas mudanças vão permitir operações mais seguras e aumentar a capacidade do aeroporto para atender à demanda de passageiros e cargas na região.

O empreendimento integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e representa um passo estratégico para reforçar a rede de aviação regional em Minas Gerais, garantindo mais acessibilidade e integração ao Triângulo Mineiro.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.