A ciência das medições, a Metrologia, está presente em praticamente todos os aspectos da vida em sociedade. Por meio dela, relações de consumo são estabelecidas com base em dados concretos, assegurando confiança e justiça nas transações comerciais. Seja na pesagem de alimentos, no volume de combustíveis, na velocidade controlada nas vias, ou nas etiquetas de produtos no supermercado, a medição é elemento essencial para garantir transparência e segurança ao consumidor.
Com o compromisso de harmonizar essas relações e assegurar a concorrência justa entre as empresas, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), atua de forma estratégica nas áreas de Instrumentos, Pré-Medidos e Avaliação da Qualidade e Conformidade.
O presidente da AEM, Paulo Sidnei, destaca que a atuação da Agência evidencia a importância da Metrologia no cotidiano da sociedade. “É o nosso trabalho assegurar à população que tudo o que está sendo anunciado em propagandas e embalagens corresponde à realidade, desde que os produtos tenham o Selo de Identificação da Conformidade e atendam às normas do Inmetro”, afirmou o gestor.
Ações realizadas em setembro
Somente no mês de setembro de 2025, a Agência de Metrologia executou 4.212 ações técnicas, abrangendo os segmentos de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção. Entre os serviços ofertados à comunidade, destacam-se ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, verificação de balanças e equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros.
“Nós atuamos de maneira fiscalizatória e educativa, sempre com foco na proteção e orientação do consumidor nas relações de consumo. Também temos o dever de orientar os empreendedores, contribuindo para relações comerciais mais justas, fundamentadas no cumprimento da legislação vigente”, reforça o presidente da AEM, Paulo Sidnei.
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