O Governo do Tocantins lançou, na manhã desta sexta-feira, 3, no 6º Batalhão da Polícia Militar, em Taquaralto, região sul de Palmas, a campanhaOutubro Rosa 2025,com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A cerimônia de abertura, realizada pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), contou com a participação da primeira-dama e desembargadora, Ângela Prudente, que na ocasião representou o governador Laurez Moreira.
Durante a solenidade, a primeira-dama Ângela Prudente ressaltou queOutubro Rosaprecisa ser entendido como uma ação contínua de promoção da saúde da mulher. “A campanha não pode ser vista apenas como um alerta durante o mês de outubro. Ela deve ser um alerta diário, constante e perene. O diagnóstico precoce salva vidas e é isso que precisamos buscar. Temos que divulgar, conscientizar, sensibilizar e agir em benefício da saúde da mulher”, salientou.
A programação oferece à comunidade palestras, oficinas e serviços de saúde gratuitos, com orientações e atendimentos voltados à prevenção, que permanecem disponíveis durante todo o dia.
“Escolhemos a região de Taquaralto por entendermos o simbolismo que representa. Muitas mulheres deixam de se cuidar para trabalhar e cuidar dos filhos. Por isso, trazer os serviços de saúde para mais perto delas é fundamental. A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de reforçar o amor e o cuidado com a vida da mulher”, enfatizou a secretária de Estado da Mulher, Larissa Rosenda.
O evento reuniu a comunidade em geral, lideranças femininas e autoridades. Também participaram da cerimônia a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Mendes Souto; e o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Flávio Santos Brito.
Outubro Rosa
Com o temaUm Toque de Amor pela Sua Vida, a campanhaOutubro Rosaleva à população diversos serviços de prevenção e cuidado. Entre as ações, estão os atendimentos da Carreta do Hospital de Amor, os serviços do Hemocentro e as atividades da caravana do projetoVida de Mulher.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Tocantins, em parceria com o Hospital de Amor, o Instituto de Atenção às Cidades, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), o Hemocentro e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A programação vai percorrer outros municípios tocantinenses ao longo do mês.
O coordenador-geral do projetoVida de Mulher, professor Humberto Xavier, explicou os objetivos e a importância da iniciativa. “O projeto foi pensado com o intuito de atender mulheres de todas as idades, oferecendo serviços médicos, odontológicos, nutricionais, psicológicos, assessoria jurídica e também oficinas de empreendedorismo. A ideia é que a mulher tenha acesso a cuidados de saúde e, ao mesmo tempo, possa encontrar alternativas para melhorar a sua renda”, reforçou.
A servidora pública Rosilene Vieira de Sousa, do município de Riachinho, participou da ação e evidenciou a relevância da campanha. “A campanha Outubro Rosa é voltada para nós, mulheres, para que possamos nos prevenir e cuidar melhor da nossa saúde a cada dia. É muito importante ver o Governo do Tocantins oferecendo esse apoio e criando oportunidades para que tenhamos acesso a esses serviços”, pontuou.
Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 26° Máx. 41°
Tempo limpoMín. 26° Máx. 41°
Tempo limpo