
Atividade marcou o encerramento da semana de capacitação dos profissionais da UBS Sevilha, dentro do projeto ReNaDe, do Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Divulgação/Ascom Semus
Com jogos, rodas de conversa, contação de histórias e atividades lúdicas, a comunidade do Setor Sevilha, em Gurupi, aprendeu neste sábado (04) sobre os sinais e fatores de risco da demência. A iniciativa marcou o encerramento da semana de atividades do projeto nacional ReNaDe – Relatório Nacional sobre Demência no SUS, que contou com a participação de pesquisadores do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Durante a semana, os profissionais da Unidade Básica de Saúde Sevilha receberam capacitação presencial e também terão acesso a um curso EAD para aprofundar o conhecimento. A etapa comunitária foi pensada para sensibilizar a população de forma simples e prática.
Sobre a pesquisa
O projeto ReNaDe – Relatório Nacional sobre Demência no SUS é uma pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que está sendo desenvolvida em 15 cidades brasileiras, representando todas as regiões do país. Gurupi foi a única cidade do Tocantins selecionada para participar do estudo. A iniciativa tem como principal objetivo aumentar as taxas de diagnóstico de demência na atenção primária, por meio da capacitação dos profissionais de saúde e ações educativas voltadas à comunidade.
“O objetivo é que as pessoas saibam identificar os sinais de alerta, quando procurar a Unidade Básica de Saúde e quando buscar ajuda. Não adianta treinar apenas os profissionais se a comunidade não sabe reconhecer os primeiros sintomas, por isso essa ação com a com comunidade é tão importante”, explicou o psicólogo e pesquisador Marcelo Anastácio Diniz.
Ele acrescentou que a pesquisa também terá acompanhamento a médio prazo. “Daqui a seis meses vamos analisar novamente os prontuários eletrônicos para verificar se houve aumento no diagnóstico de demência, e também vamos avaliar a dispensação de medicamentos para esse público. Isso nos permitirá entender o impacto real da intervenção na vida dos pacientes”, completou.
Conhecimento e empatia no atendimento à demência
Para a diretora de Atenção Básica, Maria Auxiliadora, a participação de Gurupi nesse estudo representa um ganho importante para o serviço de saúde. “O conhecimento, ele agrega esse diferencial na conduta dos servidores. Então, eu só tenho que agradecer o apoio da nossa secretária Luana, da nossa prefeita Josi, por acreditarem na proposta dessa pesquisa. Agradecer aos pesquisadores do hospital e do Ministério da Saúde. E eu tenho certeza que, de agora em diante, essa equipe vai fazer um diferencial na vida dos nossos usuários com relação à demência. ”, ressaltou.
A coordenadora da Unidade Sevilha, Sirlene Brandão, a capacitação e a participação na pesquisa foram muito positivas para os servidores e também para a comunidade. Ela destacou que a demência é uma condição que envolve desafios tanto para o cuidador, familiares, quanto para o paciente.
Moradora da comunidade e paciente da unidade, a aposentada dona Raimunda disse ter ficado satisfeita em participar. “Foi muito bom, aprendi bastante sobre os sinais da demência, que é muito importante pra gente que já está numa certa idade. As atividades foram divertidas, me distraí e me senti acolhida”, afirmou sorridente.
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão
Geral INSS: PF faz nova operação contra descontos ilegais de pensionistas
Geral STJ restabelece setença de mulher ligada ao crime organizado a 82 anos
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos, Anac, Abear e ABR intensificam ações nos aeroportos para garantir o bom funcionamento durante o período de festas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia recuperação de novos trechos rodoviários no Bico do Papagaio
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 24, 26, 31 de dezembro e 2 de janeiro para as festas de Natal e Ano Novo Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva