A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), por meio do Programa Guardião Escolar, realiza na noite desta terça-feira, 7, o lançamento do projeto ‘Jiu Jitsu para a Vida’ na Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara. As aulas acontecerão todas as terças-feiras, às 19 horas, na ETI Santa Bárbara, e todas as quintas-feiras, também às 19 horas, na ETI Padre Josimo.
O projeto alcançará todos os guardas metropolitanos da corporação com o ensino de técnicas de defesa pessoal, especialmente com base no Jiu Jitsu, proporcionando aos agentes mais segurança, autocontrole, habilidade física e preparo emocional. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a aproximação entre a comunidade escolar e a Guarda Metropolitana por meio da prática esportiva.
O projeto integra as ações de prevenção e promoção de cidadania desenvolvidas pelo Programa Guardião Escolar, que busca fortalecer os vínculos entre estudantes, famílias e a comunidade, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e saudável.
Os treinamentos seguirão metodologia progressiva, com ênfase em Técnicas de defesa pessoal para uso em serviço, Imobilizações seguras, Quedas e defesas de impacto e Condicionamento físico funcional.
Cada encontro terá duração de duas horas, com atividades divididas entre o ensino técnico no tatame e, ao final, um momento livre para os combates, quando os participantes poderão colocar em prática as técnicas aprendidas.
De acordo com o professor, mestre em Jiu Jitsu e faixa-preta, Rafael Hengstler Pavão, o projeto tem um papel social importante. “A ideia é incentivarmos as crianças a praticar um esporte e, ao mesmo tempo, aproximar a comunidade escolar da Guarda Metropolitana”, explicou.
De acordo com uma das idealizadoras do projeto, a guarda metropolitana de Palmas Dinormanda Azevedo, a iniciativa será ampliada para outras escolas do município por meio de oficinas. “Iremos ampliar para as outras escolas por meio de oficinas de defesa pessoal voltadas especificamente para professores e vigias”, disse. Ainda de acordo com Dinormanda, as escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (63) 99216-2973 para agendar as oficinas.
Para o coordenador do Programa Guardião Escolar, Wellington Alves de Amorim, a proposta parte da valorização dos talentos internos da corporação, ao contar com um guarda metropolitano qualificado como mestre de Jiu-Jitsu, promovendo uma cultura de excelência, economia e fortalecimento institucional.
Texto: Márcio Greick
Edição: Fernanda Sousa
Mín. 25° Máx. 40°
Mín. 27° Máx. 41°
Tempo nubladoMín. 27° Máx. 39°
Chuvas esparsas