Sexta, 10 de Outubro de 2025
(63)99208-1634
24°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Portos e Aeroportos

Aeroportos brasileiros alcançam alta aprovação dos passageiros em agosto, aponta pesquisa do MPor

Levantamento da Secretaria Nacional de Aviação Civil revela que 94% dos usuários avaliaram os 20 principais terminais como 'bons' ou 'muito bons'; ...

09/10/2025 16h45
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Todos os indicadores que compõem a pesquisa registraram notas médias acima de 4,0 - Imagem: divulgação/MPor
Todos os indicadores que compõem a pesquisa registraram notas médias acima de 4,0 - Imagem: divulgação/MPor

A qualidade dos serviços nos principais aeroportos do Brasil manteve um alto nível de aprovação entre os passageiros. De acordo com a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, referente a agosto de 2025, 94% dos usuários avaliaram a Satisfação Geral com os 20 terminais pesquisados como "4 - bons" ou " 5 - muito bons". A nota média geral de satisfação foi de 4,44, em uma escala de 1 a 5.

Realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o levantamento ouviu 8.517 passageiros em aeroportos que concentram 87% do fluxo de viajantes no país. Todos os 17 indicadores de infraestrutura, atendimento e serviços que compõem a pesquisa registraram notas médias acima de 4,0, meta de qualidade estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Continua após a publicidade
Satisfação geral do passageiro
Satisfação geral do passageiro

No ranking de satisfação geral, os destaques foram distribuídos entre os diferentes portes de aeroportos, refletindo a excelência operacional em terminais de diversas complexidades. Na categoria de aeroportos com até 5 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Florianópolis (SC) obteve a maior nota do país, com 4,77. Entre os terminais de porte médio, que movimentam de 5 a 10 milhões de passageiros, o Aeroporto de Curitiba (PR) foi o mais bem avaliado, alcançando a nota 4,51. Já entre os grandes aeroportos, com movimentação superior a 10 milhões de passageiros, o Aeroporto de Confins (MG) liderou com a nota 4,62.

Médias segundo o porte do aeroporto
Médias segundo o porte do aeroporto

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados demonstram o acerto do modelo regulatório e de investimentos para o setor. "A satisfação do passageiro é o nosso principal termômetro. Manter um índice de aprovação tão elevado de forma consistente demonstra que estamos no caminho certo, com um modelo que une o setor público e a iniciativa privada para oferecer serviços de excelência. Nosso objetivo é continuar aprimorando a infraestrutura aeroportuária para conectar o Brasil e gerar desenvolvimento", afirmou.

"Estamos no caminho certo, com um modelo que une o setor público e a iniciativa privada para oferecer serviços de excelência"Silvio Costa Filho

Modelo de concessões

Os resultados positivos e a alta satisfação dos passageiros são reflexo direto do bem-sucedido modelo de concessões aeroportuárias promovido pelo governo federal, sob a coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Com exceção do Aeroporto Santos Dumont (RJ), todos os terminais avaliados na pesquisa são administrados pela iniciativa privada.

Essa estratégia atrai investimentos para a modernização da infraestrutura e eleva o padrão dos serviços. Os contratos de concessão, supervisionados pelo MPor e regulados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estabelecem rígidos indicadores de qualidade e eficiência que as administradoras precisam cumprir. Itens como conforto, limpeza, agilidade nos processos de embarque e desembarque e qualidade dos serviços comerciais, todos avaliados na pesquisa, são pontos centrais nesses contratos.

Dessa forma, o modelo de gestão incentiva uma melhoria contínua na experiência do passageiro, transformando os aeroportos brasileiros em referências de qualidade e eficiência.

A consistência dos bons resultados é visível na série histórica da pesquisa. Nos últimos 12 meses, de setembro de 2024 a agosto de 2025, a nota média de satisfação geral dos passageiros oscilou positivamente entre 4,41 e 4,48, confirmando um padrão de alta qualidade na percepção dos usuários.

Evolução ao longo do tempo
Evolução ao longo do tempo

Apesar da alta satisfação geral, a pesquisa também funciona como um diagnóstico para aprimoramentos contínuos. Entre os pontos que merecem atenção por parte das administradoras aeroportuárias, segundo os passageiros, estão o custo-benefício dos produtos de alimentação, das lojas comerciais e do estacionamento, além de infraestrutura e conveniência (como disponibilidade e qualidade da internet/Wi-Fi e quantidade de tomadas disponíveis nas salas de embarque). Nesses itens, o percentual de notas abaixo de 4 foi ligeiramente maior que a média dos demais indicadores, sinalizando áreas para futuras melhorias.

A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro é uma ferramenta estratégica da SAC para monitorar a qualidade dos serviços e orientar políticas públicas para o setor.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.