O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Articulafito, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), iniciou nesta segunda-feira, 13, as oficinas de capacitação voltadas a mulheres agroextrativistas, com foco na expansão da comercialização de produtos naturais do Cerrado tocantinense.
O evento, que segue até esta terça-feira, 14, é realizado no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Palmas.
Nesta etapa, as participantes recebem formação teórica e prática sobre boas práticas de processamento, licenciamento sanitário, formalização de empreendimentos e marketing sustentável dos produtos da sociobiodiversidade.
De acordo com a engenheira agrônoma e organizadora do evento, Francisca Marta Barbosa, as oficinas fortalecem o conhecimento e a organização das mulheres agroextrativistas.
“O Governo do Estado, juntamente com parceiros, busca levar políticas públicas que incentivem a formalização, ampliem o acesso a mercados e gerem renda para essas mulheres, valorizando os produtos naturais do nosso Cerrado”, destacou.
O ministrante das oficinas e representante do Articulafito, Leandro Dantas, explicou que a ação faz parte da continuidade do projeto de sociobiodiversidade sustentável, iniciado em 2016.
“Trabalhamos com mulheres de regiões como o Cantão, o Jalapão e outras comunidades rurais. Agora, avançamos com novas capacitações que estimulam a geração de renda local e a produção agroindustrial de forma sustentável”, afirmou.
A presidente da Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos de Assentamento de Ponte Alta do Tocantins, Edimar Rodrigues Amorim, ressaltou a importância da iniciativa.
“Temos uma agroindústria de panificação que produz pães de jatobá, baru e açafrão, além de biscoitos. Essa capacitação é fundamental para aprimorarmos nossa produção e conquistarmos novos mercados, inclusive fora do Tocantins”, enfatizou.
Continuação da programação
A programação segue nesta terça-feira, 14, com o último módulo teórico pela manhã e, no período da tarde, uma visita técnica à Associação dos Produtores Agrofamiliares da Vila Agrotins, em Palmas. Durante a visita, as participantes conhecerão boas práticas de produção na casa de farinha da comunidade.
Tocantins Em Mateiros, Governo do Tocantins promove o 1º Festival do Jatobá
Tocantins Tocantins inicia safra 2025/26 com boas perspectivas e avanços tecnológicos no campo
Tocantins Tocantins é o segundo estado do país que mais deve crescer no setor agropecuário em 2025
Tocantins Governo do Tocantins e Associação de Mulheres Agroextrativistas realizam 2º Festival do Baru e do Jatobá
Tocantins Em São Paulo, Governo do Tocantins participa do Global Halal Brazil Business Forum 2025
Tocantins Avanços da produção apícola são temas de seminários promovidos pelo Governo do Tocantins Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 35°
Tempo nublado