A Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou para esta quarta-feira (15), às 14h, a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. A matéria ( PLN 2/2025 ) estava na pauta desta terça-feira (14), mas foi retirada após um pedido do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Segundo o presidente da CMO, senador Efraim Filho (União-PB), o Poder Executivo pode sugerir mudanças no relatório final da LDO, proposto pelo deputado Gervásio Maia (PSB-PB). O motivo é a derrubada da Medida Provisória (MP) 1.303/2025 . A matéria, que previa uma arrecadação extra de R$ 17 bilhões, perdeu a validade na última quarta-feira (8).
— O senador Davi Alcolumbre recebeu um pedido do ministro Fernando Haddad para que eles dialogassem para saber se o governo deve encaminhar ou não alguma alteração na LDO, fruto da frustração das receitas em virtude da queda da medida provisória. Se o governo teve a frustração, é importante o governo saber que foi no voto. Não foi por imposição de ninguém. É um desejo do Congresso, que representa a sociedade, dar um recado claro: não se aguenta mais a agenda de aumento de impostos para arrecadar, arrecadar e arrecadar — disse o senador.
De acordo com Efraim Filho, a votação da LDO no Plenário do Congresso Nacional continua mantida para quinta-feira (16), às 10h.
Além do PLN 2/2025, os parlamentares devem analisar o veto parcial ( VET 29/2025 ) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental .
Na reunião desta terça-feira, o presidente da CMO anunciou os nomes dos relatores setoriais do projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026 ( veja aqui a lista completa ). O Senado ficou com a relatoria de seis das 16 áreas temáticas:
Senado Federal Mecias critica centralização da segurança e defende autonomia dos estados
Senado Federal Bittar critica atuação do governo na segurança pública
Senado Federal Zequinha Marinho apela ao Incra por produtores embargados na Amazônia
Senado Federal Sessão especial vai homenagear terceirizados do Senado
Senado Federal Ratificação de registro de terras públicas em faixas de fronteira volta à Câmara
Senado Federal Senado fará sessão sobre programa Antes que Aconteça de prevenção a violência contra a mulher Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 25° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 35°
Chuva