Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (14), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) prestou homenagem ao Dia do Professor, celebrado nesta quarta (15) e ressaltou o papel dos profissionais para as futuras gerações. O parlamentar defendeu a valorização da categoria e a educação pública como a principal prioridade do país.
— O Brasil precisa oferecer aos seus mestres não apenas o aplauso, é respeito, condições de trabalho, salário digno, formação continuada. Um professor valorizado não é apenas um profissional satisfeito, é uma nação inteira de pé, fortalecida na base da sua própria consciência — declarou.
O senador destacou ainda a importância do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do novo Plano Nacional de Educação (PNE) , que projeta metas para os próximos dez anos, incluindo a valorização docente, a ampliação da educação infantil e a redução das desigualdades regionais. Confúcio lembrou que o Brasil enfrenta sérias dificuldades no ensino básico, como a falta de professores e a infraestrutura precária. Para o senador, a situação exige maior atenção do poder público.
— O jornalO Estado de S. Paulopublicou hoje, dia 14 de outubro, um artigo contundente sobre a tragédia silenciosa da educação básica brasileira. Milhões de alunos frequentam a escola, mas não aprendem o mínimo esperado. Esse colapso silencioso e persistente aprofunda desigualdades e compromete o futuro do país. Nenhum investimento é mais inteligente, mais estratégico e mais transformador do que aquele feito em educação de qualidade — afirmou.
Senado Federal CDR aprova medidas de combate à violência contra mulheres no turismo
Senado Federal Sancionada lei que institui o Sistema Nacional de Educação
Senado Federal Compromisso nacional pela alfabetização na idade certa agora é lei
Senado Federal Estagiário pode ter licença médica sem desligamento do estágio, aprova CE
Senado Federal Aprovada criação do Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Renais
Senado Federal Projeto que assegura recursos para área de Defesa segue para sanção Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 38°
Chuvas esparsas